Ensino
IFRN João Câmara conquista medalha de prata na OBA e estudantes são convocados para a pré-seletiva internacional
Após o retorno do campus à competição, estudantes obtêm destaque nacional e iniciam jornada de provas em busca de vaga em olimpíadas internacionais.
Publicada por Francine Ferreira em 22/07/2026 ― Atualizada em 22 de Julho de 2026 às 19:42
Estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da 29ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Na competição, o aluno Lenilson Felipe dos Santos Filho obteve a medalha de prata.
Além da premiação na etapa nacional, Lenilson Felipe dos Santos Filho e João Gabriel de Oliveira Leonardo foram convocados para a 2ª Fase – Fase Pré-Seletiva Internacional de Astronomia. A etapa faz parte do processo de seleção que definirá a delegação de estudantes brasileiros para as competições internacionais do segmento.
Conforme a orientação da coordenação nacional da OBA, as provas da fase pré-seletiva serão aplicadas presencialmente em três etapas, no período entre setembro e novembro de 2026.
Mais informações sobre o cronograma e o processo das seletivas internacionais estão disponíveis no portal oficial da competição: https://sistema.oba.org.br/site/.