Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana de Línguas encerra homenageando o escritor Saramago

O evento consagrou o talento artístico e cultural da comunidade acadêmica do Campus

Publicada em 19/06/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Essa semana foi de muita movimentação no Campus Ipanguaçu com a realização da segunda edição da Semana de Línguas, evento produzido por alunos e servidores no intuito de abordar diversos aspectos que envolvem a linguagem. Trabalhos, apresentações culturais, sessões de cinema e música compuseram a programação do evento que trouxe o tema “Os 80 fazem 30” numa alusão a década octogenária.

A programação foi aberta na quarta (16) pela coordenadora do evento, professora Priscila Aliança, em seguida a banda musical, “Banda KD” composta por alunos e servidores se apresentou no centro de vivência do Campus tocando grandes hits que marcaram a década de 80 como “Nós vamos invadir sua praia” do grupo Ultraje a Rigor e “Que pais é esse” de Legião Urbana. Na quinta (17) rodas de leitura e política marcaram o segundo dia do evento, que contou com a participação do jornalista Daniel Dantas, na oportunidade ele proferiu palestra sobre as transformações políticas da década de 80.

Finalizando as atividades da Semana de Línguas, a sexta (18) foi dedicada ao teatro, sessões de desenhos e muita música com o Jam session. O dia foi de emoção com o falecimento do escritor português José Saramago, alunos do núcleo de pesquisa de literatura e teatro estavam se preparando para encenação da peça “Ensaio Sobre a Cegueira”, baseada na obra do autor, quando souberam do falecimento.

O Escritor português José Saramago, faleceu nesta sexta (18) aos 87 anos em sua casa, em Lanzarota, nas Ilhas Canárias. Saramago consolidou-se como um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa. “Estamos triste pela sua partida, mas seu legado estará presente em nossas vidas, essa talvez seja a primeira homenagem póstuma prestada a esse grande nome da literatura” disse o grupo teatral que já trabalhou diversas obras do autor português.

“A Semana de Línguas é o momento propício para trabalharmos a materialização da língua seja nas artes, na música ou literatura”, disse a professora Priscila Aliança, que destaca ainda que o engajamento de alunos e servidores foram fundamentais para construção e consolidação do evento.

Mais sobre o evento