Saúde Mental

Primeira fase dos Diálogos para o Bem-estar se encerrou nesta sexta-feira

Etapa teve como foco os discentes e suas turmas, atendendo-os em encontros no decorrer da semana

Publicada em 30/07/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Entre os dias 26 a 30 de julho, as turmas do Campus Ipanguaçu receberam a ação "Diálogos para o Bem-estar", projeto que busca atender à demanda por saúde e cuidado mental e emocional de alunos e servidores, em consequência da pandemia de covid-19, do distanciamento social e do falecimento de parentes e amigos. A ação envolveu diversos setores do campus e contou com a colaboração da Psicanalista Edigleide Rabelo.

"O projeto vem somar com todas as ações voltadas para melhoria da saúde mental dos nossos alunos e servidores que nosso campus já desenvolve, e que no atual momento ganharam ainda mais importância. Os relatos que temos recebido nos últimos dias nos dão a sensação de dever cumprido e também que ainda há muito para ser feito." afirmou a Diretora Acadêmica do campus, Renata Nayhara, envolvida na ação.

PROJETO DIÁLOGOS PARA O BEM-ESTAR

O projeto foi idealizado e é coordenado pelos professores Breno Almeida e Louize Souza, surgido a partir de conversas com estudantes das licenciaturas em Informática e Química, que revelaram estar em total desânimo para continuar os estudos, seja pelo adoecimento psíquico causado pelo isolamento social, pelo luto ao perder familiares e amigos próximos para a COVID-19 ou pelo contexto de incertezas que o cenário atual tem trazido. A partir de uma diálogo com a DIAC, ETEP, COAES e COGPE, foi montada uma equipe multiprofissional para compor a comissão organizadora e viabilizar a execução do projeto.

O objetivo do projeto é promover diálogos terapêuticos a fim de cuidar da saúde emocional dos estudantes e servidores do IFRN/Ipanguaçu e contribuir para o autoconhecimento, a motivação e consequentemente o controle das emoções para lidar com os desafios cotidianos.

O projeto conta com 3 fases, sendo a primeira fase do projeto voltada a atender os nossos estudantes.

Entendendo que se trata de uma demanda urgente, a FASE 1 foi agendada para o período de 26 a 30 de julho de 2021.

FASE 1 - 26 a 30 de julho de 2021

Público: Discentes do campus Ipanguaçu

Proposta: Essa fase propôs sessões de diálogos terapêuticos coletivos realizados no Google Meet e mediados pelos tutores/professores de cada turma. A proposta juntou turmas com perfis semelhantes e organizou um cronograma de modo a atender todas as salas em uma semana. Esta fase foi ministrada pela Psicanalista Edigleide Rabelo, com apoio do psicólogo e setor pedagógico do campus.

Para conseguir viabilizar a primeira fase, os tutores de turma foram convidados a colaborar mediando os encontros e os docentes disponibilizaram os horários das turmas para participar do momento, garantindo a participação de todos.

Renata (DIAC) complementa: "É com sentimento de gratidão que finalizamos a primeira fase do Projeto Diálogos para o Bem-estar. Gratidão aos idealizadores e coordenadores do projeto, os professores Breno e Louize; a nossa comissão organizadora que contou com representantes de diversos setores do campus Ipanguaçu (DIAC, ETEP, COAES e COGPE); a Psicanalista Edigleide Rabelo pela alegria e potência com que promove esses diálogos; aos professores que abraçaram a proposta e tanto contribuíram para a grandiosidade que foram esses encontros; gratidão em especial aos nossos estudantes por se permitirem participar desse momento de partilha e crescimento."

extensao
servidores