Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENCCEJA

Encceja: IFRN já emite certificados 2020

Requisição de certificação será feita exclusivamente de modo online

Publicada em 17/12/2021 Atualizada há 12 meses

O IFRN não emitirá certificados que tenham sido solicitados por meio de outras instituições.

Aprovadas e aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 que optaram pela certificação junto ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) já podem solicitar a emissão de seus certificados. A solicitação deve ser feita pelo endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ifrn, anexando: 

  • Documento de identificação com foto (PDF);
  • Boletim individual ou declaração parcial de proficiência com as notas obtidas no Encceja e/ou no Enem (PDF), de acordo com a edição do documento solicitado e o Campus do IFRN escolhido no ato da inscrição do Exame.

De acordo com a Nota Técnica nº 01/2021, emitida pela Diretoria de Administração Acadêmica do IFRN, o Campus certificador poderá estabelecer prazo para entrega do certificado impresso, respeitando o limite de 30 dias, contados a partir da data de entrada da solicitação.

Certificação Encceja 

O Encceja é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §§1º e 2º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: Tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.  

A novidade para este ano é que o requerimento será automatizado e os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que optaram pelo IFRN como instituição certificadora, poderão requerer a emissão de seus certificados, através do seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-certificado-encceja-junto-ao-ifrn

Acesse:

Tutorial com o passo a passo para requerer o certificado Encceja 

Passo a passo para protocolar documentos junto ao IFRN

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas