Campus conta com mais um grupo de pesquisa

Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Matemática

Publicada em 18/11/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O mais novo grupo de pesquisa do campus foi criado com o intuito de congregar os servidores com interesse na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, área científica instituída há uma década pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O primeiro curso aprovado pela Área, em outubro de 2000, foi o Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, desenvolvido conjuntamente pelas Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana”. (MOREIRA, 2002, p.1).

Coincidentemente História e Filosofia da Ciência são duas linhas de pesquisa em que trabalham os professores Maurício Façanha (Química) e José Neto (Física), mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da UFRN, dois dos idealizadores do grupo. As outras linhas de pesquisa capitaneadas pela de Ensino de Ciência, são as seguintes: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável,  Enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA) e Educação Matemática.

A primeira reunião aconteceu na última quarta (10), quando foram decididas algumas ações, como a periodicidade e horário das reuniões, inclusão de todos os alunos orientados pelos professores no grupo e demais atualizações necessárias das informações registradas no diretório do CNPq (Antigo Conselho Nacional de Pesquisa, atualmente Conselho Nacional de Desenvovimento Tecnológico). Decidida também a participação na visita técnica ao Museu de Ciência da Universidade Federal de Fortaleza, nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, atividade planejada com alunos da licenciatura em Química, com o intuito de estabelecer uma parceria institucional. Também ficou acertada a participaçao no jornal da escola com colaboração de textos para uma seção intitulada “Ip-Ciência”. Na primeira edição, um texto sobre Cultura Científica.

O convite tem sido estendido aos demais servidores, sendo que Felipe, que cursa História na UERN, é o integrante mais recente.

Atualmente o grupo conta com os seguintes componentes:

Adriano Soares de Carvalho         Aline Gomes da Silva

Alysson Espedito de Melo             Cleonilson Mafra Barbosa

Fábio Teixeira Duarte                    Felipe de Lira Epifânio

Francisco Heber da Silva              Francisco Pio de Souza Antas

José Alves de Lima Neto              José Ribeiro de Souza Filho

Maurício Façanha Pinheiro           Monik de Oliveira Lopes.

Maiores informações podem ser vistas no diretório dos grupos do CNPq: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=28157083FPW6HR