Assú comemora 165 anos

O IFRN/Ipanguaçu participou das festividades do município

Publicada em 16/10/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O município de Assú/RN, distante 220km da capital, completa 165 anos de emancipação política. Para comemorar o natalício, uma vasta programação sócio-cultural mobilizou os assuenses, que contou com a participação de alunos e servidores do IFRN/Ipanguaçu.

O relato histórico conta que o município recebeu status de foros de cidade em 16 de Outubro de 1845, com o nome de Assú, palavra originada do Tupi-guarani “Taba-Açu”, que significa aldeia grande, uma referência a aldeia de índios guerreiros existente na região - Janduís. De aldeia grande o município, com 53.282 habitantes (IBGE/2009), passou para cidade pólo da Região do Vale do Açu que abrange nove municípios.

O Campus Ipanguaçu, onde 70% dos alunos são assuenses, participou das festividades de emancipação política do município no último sábado (9) na Praça São João Batista com a apresentação da Banda KD, composta por alunos e servidores. A banda nasceu de uma brincadeira onde alguns professores, técnicos administrativos e alunos se juntavam para tocar os instrumentos existentes no Campus. Com dois anos de existência, essa é a primeira apresentação externa da banda, que tem como líder o professor Francisco Pio (Química). “Ensaiamos muito, dessa vez fizemos uma apresentação em estilo acústico, com percussão e violões”, diz o líder da banda.

Saiba mais sobre Assú