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Alunos promovem diagnóstico em comunidade rural

A ação propiciou uma interação entre os alunos e os agricultores

Publicada em 28/09/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Os alunos do quarto período do Curso de Agroecologia realizaram um trabalho de extensão, durante o mês de setembro, junto aos agricultores familiares da Associação Comunitária da Base Física sediada no município de Ipanguaçu. No trabalho orientado pelo professor Ernesto Tacconi, os alunos colocaram em prática o que aprendem em sala de aula, num ambiente de total interação entre os alunos e os agricultores da comunidade.

Na ação os alunos implementaram o Diagnóstico Rural Participativo – DRP que é uma metodologia de extensão rural, onde são utilizadas técnicas e ferramentas que permitem que as comunidades façam seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. De acordo com o professor, o objetivo principal do DRP é apoiar autodeterminação da comunidade pela participação e, assim, fomentar um desenvolvimento rural sustentável.

O resultado desse trabalho foi exposto durante a II Semana de Agroecologia, Tecnologia e Cultura do Vale do Açu – SEATEC, que aconteceu de 20 a 24 do corrente mês.