Projeto Conhecendo o IFRN

O IFRN abrindo suas portas para a comunidade

Publicada em 22/04/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Sentindo a necessidade de aproximar a comunidade escolar curraisnovense do âmbito educacional do instituto, o Campus Currais Novos do IFRN está desenvolvendo o projeto Conhecendo o IFRN.  Direcionado a alunos do 9º ano de escolas públicas e privadas, o projeto é realizado através de palestras que acontecem todas as quintas-feiras, das 13h30min às 16h30min, nas quais são apresentadas a estrutura física das salas de aulas, laboratórios e os diversos setores que fazem a estrutura funcionar.

O projeto partiu do Professor e Coordenador do Curso de Informática, Francisco das Chagas da Silva Júnior, ao perceber que “muitos alunos de outras escolas têm interesse em conhecer a nossa instituição, por toda a história, pelo ensino de qualidade e por ser uma instituição diferenciada das demais”. Contudo, muitos deles, que vêm do ensino público, acreditam que a realidade do instituto ainda lhes é distante.

Desmistificar essa crença é a função deste projeto, mostrando que todos podem ingressar no IFRN, esclarecendo e motivando-os. “O projeto visa, então, criar uma programação voltada para estes alunos, trazendo-os até aqui e mostrando o que temos a oferecê-los”, acrescenta o professor.

A iniciativa conta com o apoio e participação de diversos setores dentro do instituto.  Esta parceria na realização dos encontros serve também para que os alunos possam tirar suas dúvidas diretamente com cada departamento/coordenação.

Falando da relevância do Campus para a região e dos impactos do projeto, o Professor Francisco diz que “queremos mostrar a importância e por que esta instituição é tão procurada por alunos de escolas públicas e privadas”. Ressalta ainda, que “conhecendo melhor a escola, eles poderão tentar os exames seletivos já com uma imagem bem formada da escola e do que ela pode oferecer para todos. Queremos que a imagem do instituto seja divulgada para todos”.

O Projeto Conhecendo o IFRN já está entrando em sua quinta semana, e os benefícios já são visíveis. Algumas escolas têm nos procurado para agendar uma visita. Além disso, o Coordenador do Projeto, fazendo um balanço prévio sobre esses benefícios, diz que “para a comunidade, tem sido proveitoso, já que os alunos e professores que nos visitam, saem empolgados e altamente interessados em voltar, sejam como alunos ou como servidores”.

É isso aí! É o IFRN abrindo suas portas, levando educação e conhecimento e trazendo a comunidade curraisnovense para perto.