Programa de Iniciação Científica

Importância do estímulo para produção acadêmica

Publicada em 23/03/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Buscando estimular e ampliar o desenvolvimento das pesquisas científicas produzidas pelos discentes, o IFRN lança o Edital nº 05/2010, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica.

De acordo com o documento, o instituto “concederá 18 (dezoito) bolsas de Iniciação Científica com valor mensal de R$ 200,00 (duzentos reais)” para o Campus Currais Novos, de um investimento total de R$ 216 mil, para 139 bolsas, distribuídas entre 11 dos 14 campi.

Em 2009 foram realizados 23 projetos de Iniciação Científica neste campus, sendo 7 na área de informática, 15 na área de alimentos e 1 na área de Artes e Cultura. O projeto se destaca por sua importância, tanto no desenvolvimento dos alunos, quanto na visibilidade para instituição.

“Os alunos que tiveram o privilégio de ter bolsa de iniciação científica devem agradecer muito. Pois, é uma oportunidade única”, diz Dayene Louyse, recém egressa do Curso Técnico em Alimentos e que desenvolveu um projeto sobre o potencial de utilização de frutos regionais para elaboração de fermentados alcoólicos. A ex-aluna faz questão de ressaltar que, “na iniciação ciencítifica o aluno tem experiências primordiais para sua vida acadêmica, tanto área do seu curso como em outras áreas”.

A Coordenadora de Pesquisa, Luciana Medeiros, enfatiza a importância desse estímulo para os alunos e lembra que “além dos projetos de Iniciação Científica tivemos vários projetos de pesquisa sendo desenvolvidos no Campus de maneira voluntária, o que enriqueceu a Semana Científica e a participação do Campus Currais Novos no CONGIC 2009”, resultando ainda na “publicação de 03 projetos na Revista Holos – Edição Especial – como os melhores trabalhos apresentados no CONGIC 2009”.

Apesar de neste ano contarmos apenas com 18 bolsas de IC, continuaremos incentivando a pesquisa voluntária, por acreditar na capacidade e empenho de nossos alunos.

Os alunos interessados em pleitear uma bolsa de iniciação científica deverão estar em conformidade com o que pede EDITAL e apresentar o projeto que será desenvolvido (sob orientação de um professor) junto com o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO preenchido, que devem ser entregues à Coordenação de Pesquisa ou enviados por e-mail para luciana.castro@ifrn.edu.br.

Após o resultado, o aluno selecionado deverá assinar um termo de compromisso que irá concordar com os requisitos dispostos no Edital, sendo alguns deles:

• Não possuir vínculo empregatício;
  • Não possuir outro tipo de bolsa;
  • Não ter outra matricula em instituição de ensino;
  • Disponibilizar de 04 horas/dia para se dedicar a pesquisa.