Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Professor apresenta resultados de projeto de extensão em seminário

O seminário abordou o tema da Campanha da Fraternidade 2017 e aconteceu no Povoado Cruz

Publicada em 30/01/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Professor Saint Clair, à esquerda, ao lado dos irmãos Salustiano. Crédito: Ari Oliveira

A extensão é uma prática educativa que interliga os Institutos Federais nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da população, consolidando a formação de um profissional cidadão e sendo credenciada junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e de conhecimento.

Pensando assim, o professor Saint Clair Lira Santos esteve neste sábado, 28, no Povoado Cruz, município de Currais Novos, para apresentar, em um seminário, alguns resultados do Projeto de Extensão Boas Práticas Agrícolas - BPA, realizado no próprio Povoado Cruz. 

O seminário foi organizado por uma comissão da Diocese de Caicó que abordou o tema da Campanha da Fraternidade 2017: "Biomas Brasileiros e Defesa da Vida". O evento contou com cerca de 80 participantes, sendo eles dos municípios de Currais Novos, Caicó, Lagoa Nova, São Vicente, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó e Ouro Branco. 

Na apresentação dos resultados o professor Saint Clair lembrou o início do projeto: "O IFRN não procurou a comunidade do Povoado Cruz, mas os moradores daqui foram até o Campus pedir ajuda". O professor também destacou a aberta da Coordenação de Extensão em abraçar a necessidades dos agricultores do povoado naquela ocasião. O projeto de extensão "Boas Práticas Agrícolas" foi desenvolvido em três ocasiões, e capacitou não apenas os agricultores do Povoado Cruz, mas também agricultores de outras comunidades da microrregião da Serra de Santana. O objetivo principal do projeto é apresentar alternativas de práticas agrícolas em substituição aos agrotóxicos. 

Os irmãos César e Anchieta Salustiano, agricultores locais, agradeceram ao Campus Currais Novos pelo realização do projeto, e afirmaram que a capacitação recebida foi marcante pelo fato de aprenderem a cultivar produtos agroecológicos. Segundo Anchieta, sem o uso de agrotóxicos algumas plantações que duravam 04 semanas de colheita passaram para 12 semanas. Por fim o professor Saint Clair afirmou que o IFRN sempre estará de portas abertas para cumprir sua função social.

Notícia relacionada: http://portal.ifrn.edu.br/campus/curraisnovos/noticias/ifrn-currais-novos-visita-comunidade-rural-no-povoado-da-cruz

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas