Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

BPA

IFRN Currais Novos visita comunidade rural no Povoado da Cruz

Publicada em 18/06/2015 Atualizada há 1 ano

César Salustiano/ Foto: COCSEV/CN

Na manhã de ontem (17), uma equipe do projeto de extensão Boas Práticas Agrícolas, coordenado pelo professor Saint Clair Lira, esteve em visita à unidade técnica demonstrativa (UTD) localizada no Povoado da Cruz, município de Currais Novos. Além do grupo do IFRN Currais Novos, estiveram presentes agricultores da Associação de Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró e representantes locais da Conab.

A visita à propriedade rural dos irmãos agricultores César e Anchieta Salustiano apresentou os meios de produção ecológica e sustentável que vêm sendo implantadas pela dupla de produtores e desenvolvidas a partir do projeto extensionista de Boas Práticas, promovido pelo IFRN Currais Novos.

As técnicas desenvolvidas na comunidade são aplicadas especialmente à produção de tomates caetés e maracujás. Esses alimentos estão sendo desenvolvidos sem a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos, com ênfase em soluções ecológicas para uma produção sustentável e comercializável.

Os agricultores do Povoado da Cruz falaram para os alunos e técnicos presentes, destacando as experiências e trocando informações acerca dos manejos e técnicas para preparação do solo e das plantas cultivadas.

Desde a primeira fase de implantação do projeto, houve uma diminuição significativa dos altos gastos com agrotóxicos utilizados nas lavouras. Hoje esse gasto foi totalmente eliminado, permitindo que os materiais sintéticos e venenos fossem substituídos por substâncias e produtos ecologicamente corretos.

A visita terminou com uma passagem pela Associação de Mães do Povoado da Cruz, que desenvolve um trabalho com processamento de frutas para a fabricação de polpas.

Veja fotos da visita aqui.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas