Empresários da região visitam o campus

Workshop gera multiplicadores de conhecimentos.

Publicada em 04/12/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Realizado na última quarta-feira (2/12), o 1º Workshop do Curso Técnico em Alimentos do Campus Currais Novos, foi idealizado com o intuito de trazer empresários da cidade e região para conhecerem a produção científica e tecnológica de nosso Campus, haja vista, entendermos que o empresário-parceiro é o elo entre nossos alunos e o mundo do trabalho, oportunizando seu crescimento profissional e cognitivo, bem como o desenvolvimento da empresa com um profissional qualificado.

Tendo como tema “O Profissional de Alimentos e a Empresa”, o evento trouxe quatro momentos distintos: 1. A apresentação do curso e da formação do técnico em alimentos e de como este pode contribuir dentro das empresas, feita por professores/servidores do instituto; 2. A exposição e degustação de novos produtos desenvolvidos pelos alunos; 3. O depoimento de empresários que contrataram técnicos em alimentos formados neste campus; e, 4. O relato de experiências desses técnicos já atuantes.

Dentre as várias empresas/instituições convidadas, estiveram presentes representantes da Panificadora Renascer, EMATER, CERSEL, CDL (Currais Novos), Leite Clan, SENAI CET Clóvis Motta, SINDLEITE/BABI (Natal), Sorveteria Slup (Caicó) e Tapuio Agropecuária (Taipu). Estes tiveram a oportunidade de visitar instalações no campus, onde viram, provaram e aprovaram os produtos do leite e de frutas beneficiados pelos alunos.

Cleide Nogueira, representante da Sorveteria Slup, entre queijos e vinhos, fez questão de destacar sua surpresa e encanto com tamanho desenvolvimento tecnológico num ambiente tão próximo e que até então era desconhecido.

Em busca de funcionários com alguma experiência prática, os empresários têm encontrado, nos cursos técnicos, a solução para vários problemas. Segundo Chayene Gomes (SENAI), uma das grandes vantagens é que este profissional, recém saído da escola, chega à empresa sem os “vícios” da indústria, pois, geralmente, a mão-de-obra qualificada é qualificada porque já passou por outra empresa. Sem esses “vícios” o funcionário pode trazer novas perspectivas para o empregador.

A representante do SENAI – empregador de um de nossos alunos egressos – diz ainda que, quando saiu à procura de pessoal para atuar em consultoria, os critérios considerados para selecionar nosso aluno foram justamente sua formação técnica, desenvoltura e segurança durante a entrevista.  Hoje Mozart Dantas é consultor técnico do SENAI, em Natal, desenvolvendo projetos juntos a empresas na capital.

Ao final do evento, uma análise positiva pode ser feita, pois todos os empresários presentes mostraram-se bastante satisfeitos com o que viram e afirmaram interesse em contratar estagiários (alunos formandos ou egressos) para atuarem em suas empresas. Ao abrir suas portas, o IFRN – Campus Currais Novos – oportunizou aos empresários uma aproximação que promete bons frutos e uma rica troca de experiências.