Aulas práticas envolvem saúde e natureza

Proposta foi trabalhada durante o 2° Bimestre, com turmas de 2° ano

Publicada em 17/07/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Durante o bimestre no campus Currais Novos do IFRN desenvolveu-se na disciplina de Educação Fisica um seminário com temas envolvendo corpo e natureza, como curas pela água, pelo ar, pelo sol, pela alimentação, atividade física, alimentação, repouso e atitudes mentais positiva. Esta proposta de trabalho culminou em aulas de campo nesta última semana de aula do bimestre no Parque das Dunas de Natal e no Rio Pium.

“Os alunos se sentiram bastante motivados em vivenciar na prática o aprofundamento desses temas trabalhados em sala de aula. Estimular essa cultura corporal envolvendo consciência e respeito pelo meio ambiente foi nosso grande diferencial”, comenta o Professor de Educação Física, Irapuan Medeiros.

As aulas de campo aconteceram em diálogo com a disciplina de Biologia, contando com a participação da Professora Regina Célia Pereira que, entre seus objetivos, buscou conduzir os alunos a conhecerem o Parque das Dunas de Natal e o Rio Pium, observando as características dos ecossistemas locais e conhecendo espécies endêmicas e introduzidas.

Já a disciplina Educação Física teve como foco nesta atividade a aplicação na prática dos alongamentos realizados durante as aulas, oportunizar aos alunos caminhar nas trilhas ecológicas de Pium, aperfeiçoar qualidades físicas como resistência, força e equilíbrio, vivenciar diferentes valores de freqüências cardíacas durante o percurso e intensidade do exercício, estimular a amizade, a união, a solidariedade, a cooperação e o respeito entre os participantes e vivenciar outra cultura corporal, envolvendo consciência e o respeito ao meio ambiente.