Comunidade do IFRN realiza manifestação em prol de melhorias do acesso a instituição

A manifestação dos estudantes e servidores movimentou as ruas da cidade

Publicada em 28/05/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Na manhã desta quinta-feira (28/05), alunos e servidores do Campus Currais Novos do IFRN realizaram uma manifestação em prol de melhorias do acesso à instituição, que é uma área servida por um trecho de estrada sem calçamento (estrada de barro) e que se encontra cada vez mais intransitável. Com o advento das chuvas, a situação está causando diversos transtornos, como o atolamento de veículos e a recusa dos transportes alternativos de transitar até o local, ou cobrando mais caro pelo serviço, obrigando alunos e servidores a caminharem sobre a lama.

A comunidade considera justa a reivindicação, tendo em vista que, atualmente, o Campus Currais Novos já conta com mais de 800 alunos e mais de 80 servidores, sem contar a comunidade externa que a ela se dirige.

A manifestação teve início no início da estrada de barro, que dá acesso ao campus, e culminou na praça Desembargador Tomaz Salustino, em frente à Prefeitura Municipal. Uma comissão foi recebida pela assessoria jurídica da prefeitura e alguns assessores.

Na audiência, a prefeitura se comprometeu a tomar medidas paliativas com relação ao acesso ao IFRN e adjacências. A respeito da obra propriamente dita, foi informado que a empresa executora só iniciará a obra após o período chuvoso, obra esta que deverá ter uma duração de aproximadamente 15 dias. No entanto, salientou-se a necessidade da passagem molhada não prevista no orçamento da obra, fato que já era de conhecimento da comunidade da instituição. Informou-se também que a obra não é asfalto, e sim movimentação de terra e pintura simples de piche (chamado TSS – tratamento simples). Segundo informaram, o custo da passagem molhada é de R$ 58.309,37.

Mobilização em prol de pavimentação