Campus oferecerá cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores

A oferta será em parceria com as prefeituras de Currais Novos e Carnaúba dos Dantas

Publicada em 24/08/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O Ministério da Educação (MEC), através do IFRN/Campus Currais Novos vai levar educação profissional associada à escolarização formal para jovens e adultos nos municípios de Currais Novos e Carnaúba dos Dantas. A iniciativa faz parte do programa Proeja FIC. De início serão contemplados 90 alunos em 3 turmas a partir de 2010.

O Proeja FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental), ação do governo federal, consiste em uma parceria entre os Institutos Federais do país e os municípios mais próximos aos campi que integram cada Instituto.

O objetivo do Proeja FIC é suprir a grande demanda de pessoas fora da faixa etária e que não possuem qualificação profissional, dando oportunidade de mobilidade social. Os municípios contemplados serão responsáveis pela formação do Ensino Fundamental, e o Instituto, pela formação profissional, oferecendo o curso de Auxiliar Técnico em Operação de Computadores.

Segundo o coordenador do Projeto, Prof. Ricardo Kléber, a seleção dos candidatos será por meio de um questionário socioeconômico e cultural, tendo prioridade os interessados que possuam baixa renda familiar e estejam desempregados. A previsão é que as aulas comecem no início de fevereiro de 2010.

Tudo começou em abril deste ano, quando o MEC lançou edital para municípios e presídios. As escolas da Rede Federal de Educação Profissional foram convocadas a montar e oferecer os cursos. A partir daí, as escolas firmaram convênio com os municípios ou com os estados, no caso das instituições penais e o MEC repassa os recursos.

A ação integra o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do MEC.

O IFRN/Campus Currais Novos será responsável pela formação de todos os professores e gestores (ligados aos municípios e ao Instituto Federal) que atuarão no projeto. O Curso de Formação terá duração de 240 horas e deverá iniciar já em setembro/2009, devendo contemplar mais de 50 servidores do município e do instituto.