Campus oferece curso de primeiros passos em metodologia científica

O curso destina-se aos alunos dos 3º anos integrados em Alimentos e Informática

Publicada em 25/08/2009 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Iniciado na última segunda-feira (24/08), o curso Metodologia, primeiros passos, decorre de uma solicitação dos próprios alunos, bem como, da preocupação destes quanto ao projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2010.

Segundo a professora Maria Luiza de Medeiros Galvão, ministrante do curso, a preocupação com as evidentes dificuldades na elaboração de trabalhos acadêmicos por parte dos alunos, gerou a necessidade da oferta dos ensinamentos básicos de metodologia, que possam garantir a qualidade dos trabalhos científicos realizados pela comunidade interna da nossa escola.

O curso de Metodologia, primeiros passos tem por objetivo auxiliar o aluno do Campus Currais Novos do IFRN no processo de desenvolvimento de seus trabalhos acadêmicos. Visa a atender, principalmente, aos alunos que se interessam pela pesquisa e os que, em fase final de formação profissional, terão que elaborar seus artigos científicos ou TCCs como requisito exigido para a conclusão do curso.

Procura-se, neste curso, desenvolver os principais aspectos relacionados com a construção de projetos acadêmicos, tanto quanto à sua forma quanto ao seu conteúdo, além dos detalhes da confecção de um documento metodologicamente adequado.

Durante o curso, os alunos serão orientados a obedecer às regras básicas da redação de um trabalho científico, de modo que cada texto construído passe a ser uma parte do tema que cada participante quer estudar.

Enfim, compreendemos que a realização do curso deriva de uma das atribuições do IFRN que é incentivar e orientar seus alunos, tanto para a iniciação científica quanto para o uso de normas vigentes para a apresentação de trabalhos científicos, enfatiza a professora Maria Luiza.