Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FEBRACE 2021

Projetos do Campus Ceará-Mirim disputam etapa final da FEBRACE 2021

Os projetos competem nas áreas de Ciências Sociais e Aplicadas e Engenharia.

Publicada em 22/03/2021 Atualizada há 1 ano

Entre 15 e 27 de março, duas equipes do Campus Ceará-Mirim do IFRN participam da fase final da edição 2021 da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Os projetos competem nas áreas de Ciências Sociais e Aplicadas (Subcategoria: Ciência da Informação) e Engenharia (Subcategoria: Biomédica), são eles:

Dados Livre (@dadoslivres): Plataforma livre de dados abertos

Estudante: Maria Carolina de Sousa Soares

Orientador: Prof. Pedro Baesse Alves Pereira

Resumo: A criação da plataforma “Dados Livres” visa catalogar fontes e aplicações em um só lugar. É uma plataforma livre que permite a catalogação de fontes de dados abertos e aplicações cívicas alimentada por meio de colaboração coletiva.

Link do Projeto:https://febrace.org.br/virtual/2021/SOC/321/

Projeto Piper (@projetopiper): circuito de baixo custo para aquisição de biopotenciais eletromiográficos e acionamento de próteses

Estudantes: Gabriel Fernandes Borges, Isaac Lemuel Bezerra da Silva

Orientador: Prof.ª Camille Reategui Silva

Resumo: O projeto visa a construção de um circuito simples e de baixo custo para captação e filtragem analógica de Eletromiografia (EMG) para serem usadas em próteses, bem como estratégias de acionamento para realização de movimentos simples e algoritmos eficientes que podem ser implementados em plataformas microcontroladoras de baixo custo.

Link do projeto:https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/163/

Para ajudá-los é só clicar no link de cada projeto e clicar no ícone "curtir".

Sobre a FEBRACE:

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas