Internacionalização

International Friend's Celebration Meeting: Campus Ceará-Mirim recebeu alunos intercambistas

Ação aconteceu na tarde da última sexta-feira, 1º de dezembro

Publicada por Bruno Arcanjo em 07/12/2023 Atualizada há 4 meses, 3 semanas

Na última sexta-feira, dia 1º, o Campus Ceará-Mirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu alunos intercambistas do Campus Natal-Central, para que compartilhassem suas experiências em um encontro promovido pela Coordenação de Pesquisa e Inovação do Campus (Copein/CM), juntamente com os docentes de línguas estrangeiras do Instituto, com o intuito de dar visibilidade à internacionalização.

O International Friend's Celebration Meeting foi organizado pelos professores de inglês Paulo Campos e Tito Matias; a professora de português dos intercambistas, Iaçonara de Albuquerque; a professora de espanhol Maraysa Araújo; e contou com a participação de alunos intercambistas e monitores do Campus Natal-Central, onde puderam apresentar um pouco da suas experiências no Brasil, aspectos da cultura nativa, curiosidades do intercâmbio e responder às perguntas dos alunos do Campus Ceará-Mirim. Além disso, houve uma performance de dança de forró e salsa.

Experiência intercultural

Em seguida, os estudantes Larissa Sena, de Equipamentos Biomédicos, e Rilder Pinheiro, de Programação de Jogos Digitais, fizeram uma breve apresentação dos seus respectivos cursos, totalmente em inglês. Para Larissa o momento foi uma ótima oportunidade de falar com um grupo singular de pessoas vindas de diferentes partes do mundo: “Foi a primeira vez que fui ouvida e compreendida em outra língua. Pude falar um pouco do meu curso, do que faço e como ele funciona. Isso me fez sentir como se não tivesse limites e isso é muito importante para mostrar aos estudantes que não tem nenhuma perspectiva que há um mundo grande lá fora, e o que conhecemos não é a única coisa que existe. Essa foi uma oportunidade única e foi uma honra em escala mundial poder fazer parte desse momento, serei eternamente grata por isso”, disse a estudante.

International Friends Celebration Meeting - Campus Ceará-Mirim (2023)

Ao todo, a iniciativa de internacionalização, na tarde do dia 1º de dezembro, contou com a participação de mais de 100 pessoas. Entre os intercambistas presentes, 12 são alunos de português como língua adicional da professora Iaçonara. Os adolescentes intercambistas representaram os seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, México, Polônia e Zimbábue. Durante o evento a comunicação ocorreu em inglês, português, espanhol e também em francês.

Para o professor Paulo Campos, o evento foi muito significativo para o Campus: “Ver adolescentes brasileiros trocando experiências com adolescentes estrangeiros foi excelente. Sinto que nossos objetivos foram alcançados, pois demos visibilidade à internacionalização, o público teve uma experiência intercultural e as línguas estrangeiras estavam ali, em ação. Sou muito grato pela oportunidade”, declarou.

Internacionalização