Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IAAC 2021

Estudante do Campus Ceará-Mirim ganha a Silver Honour da International Astronomy and Astrophysics Competition

Finalizada a competição, ela foi convidada a ser embaixadora do evento

Publicada em 12/07/2021 Atualizada há 1 ano

A aluna Polyanne Karenine Silva da Rocha, que cursa o 3º ano do Curso Técnico integrado em Equipamentos Biomédicos, recebeu no início do mês o certificado Silver Honour (Honra de Prata) pelo seu ótimo desempenho na International Astronomy and Astrophysics Competition (Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica).

Ela descobriu a competição pelo Instagram enquanto participava de outra (OBA – Olimpiada Brasileira de Astronomia) e se inscreveu por conta própria, faltando apenas 3 dias para encerrar o prazo de submissão dos problemas. “Eu fiquei três dias só resolvendo os problemas, enquanto outras pessoas tiveram meses. Eu não sabia muita coisa, eram muito avançadas, então estudei muito e tentei resolvê-los. Fiquei muito feliz quando passei para a próxima fase porque estava fazendo apenas por diversão, então não imaginava que conseguiria”, disse ela.

Na segunda fase ela teve que encarar várias questões de nível avançado, algumas com análise de artigos científicos. A última fase, segundo ela, por incrível que pareça foi a mais fácil, porém, ela teve apenas 60 segundos pra cada questão e, apesar do nervosismo, ela conseguiu.

Em suas palavras: “Eu nunca fiz essa competição pensando que conseguiria, realmente fiz para ganhar experiência e me divertir, porque era bem difícil e qualquer pessoa poderia participar. Eu estava competindo com astrônomos formados, graduandos de física e o detalhe era que era o mundo todo. No final, estudar e resolver os problemas da IAAC me ajudaram muitíssimo a ir bem na OBA, e a aprender coisas extremamente avançadas apenas me divertindo. É uma experiência muito legal e você consegue perceber que é capaz de muito, se se esforçar o máximo.”

Agora, finalizada a competição, ela foi convidada a ser embaixadora do evento para tentar recrutar o máximo de pessoas possível para competir nos próximos anos. Nesse meio tempo ela participou da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia que aconteceu de forma online em 2021 e por seu excelente desempenho foi convidada a participar do processo de seleção das equipes internacionais.

 Sobre a competição

 AIAAC é uma competição internacional de astronomia e astrofísica, na qual os estudantes são desafiados a resolverem diversos problemas que são enviados em cada fase. Cada fase tem um número de questões, e para passar para a próxima fase é necessário atingir uma certa quantidade de pontos que varia de categoria. Existem duas categorias, a junior (abaixo de 18 anos) e a jovem (acima de 18 anos). A cada fase os problemas vão aumentando de dificuldade e também de formato. Não existem somente problemas de cálculo, mas também de explicações de fenômenos astronômico e análises de artigos científicos.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas