PIBID

Campus Ceará-Mirim do IFRN recebe a visita da Coordenação Institucional do PIBID

Publicada por Bruno Arcanjo em 31/05/2023 Atualizada há 10 meses, 4 semanas

Visita PIBID 2023 - 01

Na noite da última segunda-feira (29/05), o Campus Ceará-Mirim do IFRN recebeu a visita da Coordenação sistêmica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, representados pelo Coordenador do programa no IFRN, Professor Breno Trajano e da Coordenadora pedagógica, Professora Louize Gabriela.

Eles iniciaram uma jornada pelos Campi do IFRN participantes do PIBID, com o propósito de conhecer as ações em desenvolvimento pelos bolsistas em cada subprojeto do programa, onde o nosso Campus foi o 3º visitado por eles, que no mesmo dia já haviam passado por Macau e João Câmara.

O primeiro momento da noite foi uma reunião com a presença do Diretor Acadêmico, Coordenador de área e supervisores, onde foram discutidas as metas apresentadas pelo subprojeto de matemática. Na oportunidade foi entregue cópia do subprojeto ao Diretor Acadêmico do Campus, Professor Gustavo Whately, e em seguida ouviu-se o relato de cada supervisor sobre as ações realizadas e em andamento em seus respectivos núcleos.

Na segunda etapa da noite, foi a vez da Coordenação Institucional se encontrar com os estudantes contemplados pelo programa, em um momento de compartilhamento de informações. No Campus Ceará-Mirim são 24 bolsistas, divididos em 3 núcleos, sendo 2 destes no próprio Campus e um na E. E. I. Ubaldo Bezerra de Melo. Na sequência, os pibidianos apresentaram seu plano de ação e foram bastante elogiados pelos Coordenadores, que ressaltaram a organização e cuidados dispensados com os dados presentes no documento.

O PIBID no IFRN

O IFRN foi a instituição mais bem avaliada entre os projetos institucionais no Rio Grande do Norte. Esse primeiro lugar refletiu diretamente no número de bolsas, que haviam sido parcialmente cortadas no governo anterior. Ao todo são 456 bolsas, distribuídas nas 19 Licenciaturas espalhadas entre 14 Campi do Instituto.

A importância do programa

De acordo com o prof. Breno, o PIBID faz com que o aluno tenha contato com sua futura área de atuação, vivenciando o cotidiano da profissão, inclusive tendo contato com a realidade de outras instituições além do IF, como escolas estaduais e municipais, e toda a diversidade que elas podem proporcionar.

Já a profa. Louize considera que o programa é uma ferramenta muito importante no combate à evasão escolar, uma vez que o apoio financeiro, as oportunidades e as experiências vividas pelos estudantes durante suas atividades no PIBID são motivadores para que estes concluam com êxito sua formação, além de fazer com que os estudantes tenham contato desde o início do curso com os três pilares do fazer educacional do instituto, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.