Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Praça da Paz entre os povos na Rede Brasileira de Jardins Botânicos

Publicada por Sara Gomes em 26/12/2023 Atualizada há 4 meses, 2 semanas

A Praça da Paz entre os Povos, no Campus Canguaretama do IFRN, é um jardim composto por coleções de plantas vivas, em sua maioria, relacionadas a diversos usos culturais afro-brasileiros e indígenas. Compreende uma área significativa do campus que vai além do espaço no qual atualmente visualizamos banquinhos e mesa em alvenaria com mosaicos de cerâmica.

Praça da paz

A Praça está subdividida em sete ambientes (Espaço Jardim, Espaço Alaafia/Nhyrô; Jardim Sensorial, Círculo da Paz, Espaço da Conexão e Espaço do Cuidado). No entanto, para a maioria do(a)s estudantes, a Praça foi rebatizada de “Praça da Macumba”. Qual seria a origem desse apelido? Uma primeira suposição seria a existência de uma cápsula do tempo depositada no ano de 2016 pela primeira turma do integrado em eventos, no entorno dos referidos banquinhos e muito semelhante ao formato das lápides encontradas em cemitérios, fato que aflora a imaginação sobre “o que” ou “quem” estaria ali “sepultado”.

Uma segunda hipótese estaria relacionada às adjetivações negativas historicamente associadas a culturas indígenas ou afro-brasileiras, afinal, macumba seria o nome de um instrumento percussivo de origem africana, usado em terreiros de cultos religiosos afro-brasileiros e ameríndios. Na imprecisão dessa origem, interessa-nos soterrar o desconhecimento, os preconceitos e o racismo para ressaltarmos o cuidado com as plantas e a preservação de conhecimentos valiosos herdados da ancestralidade e tradição da formação cultural do Brasil.

O projeto em desenvolvimento está em processo de inserção na Rede Brasileira de Jardins Botânicos - RBJB que funciona com projetos em todo Brasil!