Celebração

Municípios realizam sessões solenes em homenagem aos 10 anos do Campus Canguaretama

Publicada por Sara Gomes em 11/10/2023 Atualizada há 7 meses

Para celebrar o aniversário de 10 anos do Campus Canguaretama do IFRN, os municípios de Goianinha e Canguaretama realizaram, respectivamente, nos dias 09 e 10 de Outubro, uma sessão solene em homenagem e comemoração a primeira década de existência do Campus Canguaretama.

Em Goianinha, a sessão foi uma proposição do Vereador Alexandre Veras, presidente da câmara, e contou com a presença dos vereadores da casa legislativa; da vice-prefeita, Helena Marques; servidores do Campus Canguaretama, secretários municipais e alunos goianinhenses.

Sessão solene em Goianinha

Durante o encontro, o diretor-geral do Campus Canguaretama do IFRN, professor Flávio Ferreira, enfatizou: “Em 2013, a rede federal chega ao litoral sul e hoje atende a 15 municípios dessa região. E isso é a revolução silenciosa da educação. Da educação que forma para a vida, da educação que forma para a cidadania. É nessa educação que nós acreditamos, e é ela que nós servimos de forma incansável e engajada. É essa educação que faz a diferença e transforma vidas.

Na câmara municipal de Canguaretama, pudemos contar com a presença do professor José Arnóbio de Araújo Filho, Reitor do IFRN, servidores do Campus Canguaretama, vice-prefeita do município, Fátima Moreira; a presidente da Subseção OAB Goianinha, Dra. Janaína Rangel; alunos, vereadores e população canguaretamense.

Matéria (1)

O professor José Arnóbio, durante a sua fala, destacou que: “Nós precisamos reconhecer o valor dessa Instituição, que nasceu em 1909, e contribui para a transformação social do país. As pessoas que ainda acreditam que a educação é um custo precisam rever seus conceitos. Educação jamais será custo! Educação é um investimento que muda a vida das pessoas, e essas pessoas transformam o ambiente social em que elas vivem. Precisamos exaltar sim o poder da educação como um instrumento de transformação social.”

Na ocasião, representantes do Campus puderam apresentar os resultados e ações desenvolvidas durante esses 10 anos, que também beneficiaram, de forma direta, os municípios em questão. O Professor Márcio Marreiro, diretor acadêmico, apresentou o Campus Canguaretama, sua estrutura, seus números e destaques. Jacione Borges, Coordenadora de Extensão, apresentou os projetos e parcerias do Campus com os municípios e sua relação com o mundo do trabalho. Professora Larisse Cabral, Coordenadora de Pesquisa e Inovação, apresentou os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Campus Canguaretama e sua atuação nos municípios.