Campus promove iniciativa de estímulo para oportunidades de intercâmbio

INTERNACIONALIZAÇÃO

Dicas para buscar e obter bolsas financeiras foram o foco

Publicada em 04/07/2023 Atualizada há 10 meses, 2 semanas

Entre maio e julho de 2023, a Assessoria de Relações Internacionais do Campus Canguaretama, em parceria com o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER), promoveu atividade com a intencionalidade de estimular estudantes interessados em obter bolsas em programas de intercâmbio no exterior. Tal iniciativa alcançou todas as turmas de primeiros anos dos cursos técnicos de nível médio, bem como as turmas dos primeiros períodos dos cursos de tecnologia e de licenciatura, além das turmas do curso FIC Ações de Impacto Social e Ambiental no contexto dos Programas de Mobilidade Internacional”, a partir de convites e apoio de professores.

Os estudantes que estão ingressando na instituição puderam conhecer colegas que já participaram de variadas ações de internacionalização, como mobilidade internacional, projetos de pesquisa e extensão com colaboração internacional, eventos interculturais e outras no campus. Além disso, o professor Helber Wagner da Silva, Assessor de Relações Internacionais do campus, explica que “os estudantes receberam dicas para buscar bolsas de intercâmbio, interpretar os principais requisitos e benefícios de cada programa, bem como identificar como receber apoios institucionais”. A expectativa é que esses estudantes tenham uma parcela de tempo importante, até o final do curso, para preencher todos os requisitos e obter mais comprovantes para pontuar melhor e, assim, terem maiores chances de seleção e realizar intercâmbio acadêmico fora do País.

CATALOGAÇÃO DE PROGRAMAS DE INTERC MBIO
Atualmente, estudantes e professores de dois campi do IFRN, além de colaboradora externa, estão desenvolvendo o projeto de pesquisa e inovação intitulado “Produto educacional de preparação para mobilidade internacional”, com vistas a identificar variados programas de intercâmbio no exterior, bem como analisar seus principais requisitos, favorecendo a exposição desse tipo de informação de forma mais objetiva à comunidade. Trata-se de uma ação de internacionalização dinamizada no campus e dentro do planejamento do GINTER.

Para maiores informações sobre essa e outras ações, faça contato enviando e-mail para: ginter.cang@ifrn.edu.br ou ari.cang@ifrn.edu.br.