Impacto social em TI é tema de tratativas com Accenture

Ingresso de estudantes na empresa também é foco de interesse

Publicada por Sara Gomes em 08/11/2023 Atualizada há 6 meses

Em 07 de novembro de 2023, a coordenação do curso superior de Tecnologia de Sistemas para Internet, do Campus Canguaretama do IFRN, e outros professores da área se reuniram com representantes da empresa Accenture, uma das líderes mundiais em inovação. A principal pauta foi levantar possibilidades de parcerias entre Campus e empresa.

reunião ti

Na ocasião, a senhora Andrea Castro pontuou que a Accenture possui metodologia (Coder Dojo) e iniciativas de treinamento de pessoal para a entrega de formação em TI para pessoas em vulnerabilidade social. Do lado do Campus, o professor Helber Silva destacou a experiência de 10 anos na aplicação da metodologia que articula a Licenciatura em Informática do Campus Natal-Zona Norte e o curso técnico integrado em Informática para a entrega de letramento digital no âmbito do projeto de extensão Informatização Social, inclusive com a inovação da inclusão da robótica educacional com o laboratório PotiMaker.

Outro tema da reunião foi o ingresso de estudantes dos cursos de TI do Campus na Accenture. Andrea destacou que existem diversos programas, chamados SAP, que oportunizam vagas de trabalho. O senhor Helder Lira, gerente sênior da Accenture, destacou que a reunião “foi mais um passo para aproximar a empresa dos jovens talentos atendidos no Campus Canguaretama”.

Encaminhamentos

A equipe de professores da área de Informática do Campus Canguaretama encaminhará à Accenture uma proposta de projeto em parceria envolvendo Informatização Social e Robótica. Já a equipe de recursos humanos da Accenture oportunizará um encontro online para apresentar oportunidades de ingresso de estudantes dos cursos de TI do Campus na empresa.