Docentes do IFRN Campus Canguaretama participam de evento internacional de antropologia

Reconexões e desafios a partir do sul global

Publicada por Sara Gomes em 07/08/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

Realizada de 01 a 04 de agosto de 2023 na Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói/RJ/Brasil, a XIV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) teve como tema: Reconexões e desafios a partir do sul global.

Após os últimos quatro anos sem eventos presenciais em Antropologia no Brasil e nos países vizinhos, a realização da XIV RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul na UFF, buscou celebrar e fortalecer os laços e as conexões entre pessoas, grupos e instituições a partir da circulação e interação de diferentes pesquisadores, estudantes e profissionais da Antropologia de diversos lugares do Brasil, de outros países da América Latina, e de outras partes. Aprofundando encontros e o fortalecimento de acordos de cooperação entre redes e maior integração entre profissionais da Antropologia.
O evento oportunizou debater a práxis antropológica e estabelecer novos horizontes de experiências compartilhadas no sul global da américa.

Abertura

O Campus Canguaretama do IFRN esteve representado no congresso de antropologia através das seguintes produções/atividades:

Coordenação de Grupo de Trabalho (40):
- Cosmopolítica e Etnopolítica na Interseccionalidade do Movimento Indígena.
Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN).
Luiz Augusto Sousa do Nascimento (IFMA).
Amanda Cristina Danaga (UEMS).

Apresentação no Grupo de Trabalho 103: Patrimônios, memórias e identidades afrolatinas.
- Artigo: Gídeo véio vive em nós! Experiências coletivas na revitalização de um museu quilombola no Rio Grande do Norte.
Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN).
Nilton Xavier Bezerra (IFRN)

- Artigo: Da Farra à Forra; De Fabião à Gídeo Veio: Uma etnografia da memória dos forrós na Serra da Gameleira e Ribeira do Potengi (RN – Brasil).
Caio Vitor Gonzaga Padilha (UFRJ - Museu Nacional)
Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN).

Mostra de Vídeos Etnográficos:
- Filme: Herdeiros de Zumbi - Sibaúma/RN/Brasil (https://www.youtube.com/watch?v=G0YgQTrmiLQ).
Flávio Rodrigo Freire Ferreira (IFRN).
Ricardo Farias do Amaral (UFRN).