Campus Canguaretama sedia eventos em parceria com UFRN, FUNAI e APOINME

Lideranças indígenas participam de cursos e seminários sobre educação e direitos

Publicada por Giovanna Alves em 30/10/2023 Atualizada há 6 meses, 1 semana

O Campus Canguaretama sedia, nos dias 30 e 31 de outubro, dois eventos sobre educação e direitos voltados aos povos indígenas e quilombolas, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).

Programação

Nesta segunda-feira (30), será realizada a segunda etapa do curso Protocolo de Consulta Prévia em Comunidades, organizado pelo Departamento de Antropologia da UFRN, pelo Campus Canguaretama e pelo Projeto Nova Cartografia Social. Durante o evento serão organizados momentos formativos destinados a explorar o direito, especialmente no que diz respeito às vidas, os territórios e os modos de vida dessas comunidades.

A segunda parte do curso é a ocasião em que serão debatidos os problemas advindos do desrespeito às orientações da Convenção 169 e o impacto de grandes empreendimentos nos territórios dos povos e comunidades tradicionais. Através das temáticas centrais, será possível desenvolver reflexões críticas sobre meio ambiente, saúde e alimentação que terão desdobramentos em pesquisas já em andamento.

Já na terça-feira (31), acontecerá o II Seminário de Educação Escolar Indígena do Rio Grande do Norte, organizado pelo IFRN, pela FUNAI e pela APOINME. O seminário tem como tema "Educação Escolar Indígena: desafios e perspectivas" e reunirá lideranças indígenas, professores, pesquisadores e gestores educacionais para discutir a educação escolar indígena no estado.

Participação

A programação é voltada às comunidades dos povos tradicionais e público externo. As inscrições foram realizadas através do sigaa.

Acesse:

UFRN