Internacionalização

Campus Canguaretama recebe gestoras da Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador

Atividades incluíram reuniões e visita técnica a comunidade Sagi/Trabanda.

Publicada por Ana Barros em 20/06/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

No dia 10 de junho de 2023, o IFRN Campus Canguaretama recebeu as professoras Dra. Gisela Paula Chica e Lcda. Gina Parrales Loor, respectivamente Vicerreitora Acadêmica e Coordenadora Académica Del Vicerrectorado da Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), localizada na costa do Equador. As gestoras em mobilidade internacional foram trazidas via articulação com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN.

As atividades incluíram reuniões de trabalho com diretorias, coordenações sistêmicas e outros professores, visita ao Laboratório PotiMaker e ao parque esportivo do Campus, bem como visita externa à comunidade indígena Sagi-Trabanda.

Em sua visita, as gestoras equatorianas destacaram a oferta de bolsas de mestrado na UPSE para estudantes de cursos de licenciatura, o interesse em projetos e publicações conjuntas em periódicos equatorianos com estudantes e professores do Campus, além de apoio de hospedagem e alimentação para docentes em mobilidade internacional para atividades na UPSE.

Para Helber Silva, professor do Campus, o encontro permitiu “conhecer melhor a UPSE e discutir variadas possibilidade de ações de internacionalização para beneficiar estudantes e servidores das instituições”.

AÇÕES EM ANDAMENTO

Atualmente, um estudante do curso de Tecnologia de Gestão de Turismo está cursando o semestre letivo 2023.1 na UPSE, com financiamento via edital interno do IFRN. Há também um projeto de extensão com colaboração externa de professora da universidade estrangeira. Tais ações estão sendo dinamizadas no Campus pelas professoras Dra. Paula Brumatti e Dra. Viviane Almeida, dentro de ações planejadas via Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER).

GINTER
Internacionalização