Alunos egressos do Campus Canguaretama participam do principal evento científico de Turismo do Brasil

XX Seminário ANPTUR, realizado entre 20 e 22 de setembro de 2023, em Niterói/RJ

Publicada por Sara Gomes em 02/10/2023 Atualizada há 7 meses, 1 semana

Os alunos egressos do Campus Canguaretama do IFRN, Maria José dos Santos Pimentel e Geyson Fernandes da Silva, participaram do principal evento científico de Turismo do Brasil, o XX Seminário ANPTUR, realizado entre 20 e 22 de setembro de 2023, em Niterói/RJ.

Egressos de turismo

Maria e Geyson foram alunos do Curso Superior de Gestão de Turismo do Campus Canguaretama e após a formatura decidiram, além de trabalhar na área, avançar na formação acadêmica, através do Curso de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo – ANPTUR reúne as 12 Instituições nacionais que oferecem cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil e o Seminário reúne os trabalhos realizados pelos pesquisadores desses cursos, aprovados por uma criteriosa seleção prévia. No ano de 2023 o tema do evento foi Políticas Públicas para Turismo e Hospitalidade no Brasil.

Os trabalhos apresentados pelos alunos, intitulados, “Políticas Estaduais de Turismo de Base Comunitária: similitudes, diferenças, avanços e entraves” e “A viagem turística como experiência antropológica: Significados da visitação na comunidade indígena Catu dos Eleotérios (RN)” estão relacionados às pesquisas desenvolvidas pelos alunos no Programa de Mestrado, cujos resumos poderão ser acessados em breve pelo link: https://www.anptur.org.br/portal/wiew/anais/anais.php

O docente do Curso Superior em Gestão do Turismo, Wagner Fernandes Costa, que também esteve no evento, destacou que os trabalhos apresentados cumprem um importante papel na jornada formativa dos alunos, mas, principalmente, expressam a identidade dos alunos com os lugares de vivência e trabalho, residentes da Aldeia Eleotérios do Catú, em Canguaretama-RN.

Além disso, o docente expressou a satisfação em participar do evento com ex-alunos do Curso. Fato que evidencia, não somente o interesse e a capacidade dos jovens estudantes, mas também, demonstra o ambiente favorável ofertado pelo Campus Canguaretama em âmbito do apoio institucional, da infraestrutura e do corpo docente, para a formação de profissionais e pesquisadores em turismo.