Internacionalização
Alunos do Campus Canguaretama realizam intercâmbio na Colômbia
Os estudantes participaram de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidad Pedagógica Nacional, em Bogotá
Publicada por Sara Gomes em 04/06/2024 ― Atualizada há 6 meses, 2 semanas
No período de 1 a 25 de maio de 2024, Ana Luiza e Rikelvi Lima, alunos do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Canguaretama, participaram, dentro de um grupo de 20 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), de uma mobilidade internacional na Universidade Pedagógica Nacional e no Instituto Pedagógico Nacional da Colômbia.
Ana Luiza Vilela Costa é aluna do 3° ano e bolsista do projeto de extensão "Do Campus ao mundo", em parceria com UPN, Colômbia, coordenado pelo professor Helber Silva.
Rikelvi dos Santos Lima é aluno do 4° ano e bolsista do projeto de extensão "Disseminando o uso de TICs no setor agropecuário nacional para o público regional e internacional", em parceria com UPN, Colômbia, coordenado pelo professor Eberton Marinho.
Experiência única
Durante o intercâmbio, os estudantes participaram de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidad Pedagógica Nacional, em Bogotá. O momento proporcional uma imersão cultural e acadêmica que contribuiu para o desenvolvimento dos alunos.
Para Ana Luiza, falou sobre a experiência: "O que vivi nesses 15 dias com certeza ultrapassou exponencialmente qualquer expectativa que eu poderia ter alimentado de antemão. Estar diariamente imersa em uma cultura completamente diferente, falando um outro idioma e comendo outras comidas, é algo que apenas quem também já o viveu pode descrever. Mas, acima de todas as diferenças, ainda há a beleza da similaridade. A Colômbia é um país irmão do Brasil, como eles próprios gostam de dizer. Nossas histórias e culturas carregam similaridades profundamente entrelaçadas. E poder vivenciar tudo isso ao lado de outros estudantes potiguares foi simplesmente incrível. Espero que não apenas as memórias que criamos lá durem para sempre, como também as amizades que se formaram. Sou imensamente grata ao IFRN por ter me dado essa oportunidade, e espero que mais pessoas possam futuramente a ter também. Agradeço especialmente aos meus pais, ao meu orientador, Helber Silva, e a Francilene, amiga minha que fundou o projeto que me permitiu participar dessa mobilidade. Agradeço também a Bruno e Maraísa, professores dedicados que deram de seu sangue e alma para controlar 20 adolescentes em território estrangeiro. "
- Palavras-chave:
- Campus Canguaretama intercâmbio colombia internacionalização