Processo Seletivo
Curso gratuito em Tecelagem Manual está com vagas abertas
Inscrições estão abertas até 24 de agosto para 10 vagas destinadas a estudantes do IFRN e comunidade externa.
Publicada por ANA CECILYA em 21/08/2026 ― Atualizada em 21 de Agosto de 2026 às 13:28
O Campus Caicó está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Tecelagem Manual, que será ofertado no semestre 2026.2. A iniciativa tem como objetivo resgatar e perpetuar a tradição do ofício de tecelão no Seridó, aliando prática, cultura e qualificação profissional.
Ao todo, são ofertadas dez vagas para estudantes do IFRN e para a comunidade externa, com preenchimento por ordem de inscrição. O curso é gratuito e terá início no dia 26 de agosto de 2026. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de agosto, por meio de formulário eletrônico. A divulgação dos participantes selecionados será realizada no dia 25 de agosto, por meio do e-mail informado no momento da inscrição.
Curso
As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 7h30 às 11h30, na Sala A48 do Campus Caicó. A formação terá carga horária de 60 horas, correspondentes a 80 horas-aula.
Durante as atividades, os participantes terão contato com técnicas tradicionais de tecelagem, utilizando o tear.
Materiais
Para as atividades desenvolvidas durante as aulas, será disponibilizado material coletivo, incluindo linhas, teares e agulhas.
O material disponibilizado é destinado exclusivamente ao uso durante as aulas. Ao final, o tecido produzido será desmanchado para possibilitar o reaproveitamento da linha. Caso o participante queira guardar o tecido produzido, deverá providenciar sua própria linha.
As orientações sobre o uso dos materiais serão apresentadas no primeiro encontro.
Acesse o formulário de inscrição abaixo:
- Palavras-chave:
- Curso FIC Têxtil Tecelagem Manual Tecelagem