Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INOVAÇÃO

Projeto desenvolvido no Campus Apodi é aprovado no Power4Girls 2024

A Equipe "Organic Shield" é orientada pela professora Luciana Bertini

Publicada por Annapaullinna Lima em 15/05/2024 Atualizada há 4 semanas, 1 dia

O projeto “Sfruit”, desenvolvido pelas estudantes Camila de Lima Gurgel; Jully Emilly Torres Valdevino; Lara Gabrielle Sousa Câmara; e Yasmin de Souza Oliveira, sob orientação da professora Luciana Bertini, utiliza o sabugo do milho para a formulação de um spray que retarda o amadurecimento de frutas. A equipe explica que, por aumentar a vida útil dos alimentos colhidos até chegarem ao consumidor, através de um material barato e que pode ser produzido domesticamente, o produto contempla questões sociais, ambientais e econômicas.

IMG_3038

A orientadora do projeto reforça que, “com o início das inscrições do programa desse ano, fiquei muito animada, pois a temática se aproximava muito com as pesquisas que desenvolvo no Campus Apodi. Desenvolver ações sustentáveis, principalmente com olhar nos 17ODS, objetivos das Nações Unidas (ONU), é bem estimulante”. A docente destaca que o objetivo do projeto é trazer uma alternativa para que a população possa aumentar o tempo de vida das frutas.

IMG_3030

Do esforço ao resultado

O esforço resultou na sonhada classificação. A discente Lara Gabrielle Sousa Câmara, integrante do projeto “Sfruit”, explica: “foram muitas ideias, tentativas e esforços colocados em jogo, mas reparei que tudo isso valeu a pena quando recebi a confirmação de que o nosso protótipo foi classificado pelo programa para participar da etapa final. Foi uma sensação inexplicável, fiquei em êxtase juntamente à minha família e colegas”.

Já para a discente Jully Emilly, que sempre sonhou em participar de projetos da instituição, afirma: “ Pesquisamos sobre o Power4Girls e resolvemos nos esforçar para tentar passar no programa com um projeto que realmente fosse útil de acordo com o tema. Então, foram longos dias pensando em inúmeras ideias e nos esforçando para que pudéssemos aproveitar a oportunidade da melhor maneira possível. A notícia da aprovação me trouxe uma sensação indescritível, é incrível saber que passamos para a fase final e vamos representar a nossa instituição no programa. Assim, posso afirmar que me sinto imensamente feliz com a aprovação e o meu desejo é que eu e minhas colegas possamos adquirir experiência em nossa vida acadêmica e evoluir ao longo do processo”. (Discente Jully Emilly Torres Valdevino)

IMG_3027

O programa

O Power4Girls é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, que conta com a implementação do Instituto Glória e o apoio de organizações dos setores público e privado. O programa tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ensino pós-secundário e, consequentemente, o ambiente de trabalho do século XXI.

Neste ano, o tema abordado para os projetos é a economia circular, motivado pelos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, a fim de desenvolver planos de um futuro sustentável e inclusivo.

Para mais informações, acesse o site do programa.

Palavras-chave:
organic shield
Sfruit
power4girls
Campus Apodi
química

Notícias relacionadas