FAZENDA-ESCOLA

Abertas inscrições para Dia de Campo sobre o Cártamo

O evento acontece no dia 22 de agosto à 9h

Publicada por Annapaullinna Lima em 08/08/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

Campus Apodi abre inscrições para o "Dia de Campo sobre o Cártamo", o qual será realizado no dia 22 de agosto às 9h, na Fazenda-Escola. O evento tem como objetivo apresentar o potencial dessa oleaginosa para produção de Biodiesel na região semiárida, colaborando com a geração e diversificação de renda dos produtores rurais.

Interessados devem acessar a pagina do evento (https://cartamo.webnode.page/) para realizar a inscrição.

Sobre o Cártamo

O cártamo é uma cultura que se destaca por ser tolerante à áreas de baixa precipitação e a solos com teores elevados de sais, onde outras oleaginosas não apresentam bom potencial de desenvolvimento. Suas sementes apresentam teores que varia de 20-30% de proteína bruta e 35% de fibra bruta. Suas sementes apresentam teor de óleo em torno de 27 a 37%, podendo chegar em determinados genótipos até 50% de teor de óleo. É uma cultura com grande potencial devido à elevada quantidade de ácidos graxos poli-insaturados associados aos elevados teores de tocoferol. Seu óleo ainda apresenta propriedades medicinais, sendo utilizado para tratamento de arteriosclerose, doenças cardíacas coronárias e pode melhorar a microcirculação.

Mas afinal, o que é um "Dia de Campo"?

É uma atividade de curtíssima duração, realizada em no máximo 8 horas, em que ocorre uma valiosa troca de conhecimentos científicos e técnicos em diversas áreas da agropecuária. Neste evento, nosso objetivo é proporcionar aos produtores rurais e demais participantes a oportunidade de adquirir o máximo de conhecimento possível para melhorar a convivência com o semiárido.

dia de Campo
fazenda-escola