EXTENSÃO

Dia de Campo promove trocas de conhecimento para uma melhor convivência com o Semiárido

O evento foi realizado na zona rural de Campo Grande/RN e Severiano Melo/RN

Publicada por Annapaullinna Lima em 04/08/2023 Atualizada há 9 meses

Mas afinal, o que é um "Dia de Campo"? É uma atividade de curtíssima duração, realizada em no máximo 8 horas, em que ocorre uma valiosa troca de conhecimentos científicos e técnicos em diversas áreas da agropecuária. Neste evento, nosso objetivo é proporcionar aos produtores rurais e demais participantes a oportunidade de adquirir o máximo de conhecimento possível para melhorar a convivência com o semiárido.

O evento foi realizado em duas edições, o primeiro Dia de Campo “Estratégias de convivência com o semiárido”, aconteceu no município de Campo Grande/RN e o segundo na cidade de Severiano melo, abordando o tema “Severiano Mel: Valorização da apicultura em Severiano Melo”.

Dia de Campo “Estratégias de convivência com o semiárido”, município de Campo Grande/RN

WhatsApp_Image_2023-07-27_at_14.43.51_1-a4de583ecd924e51ba0b19863ed04cc2

No dia 14/07/2023, o IFRN Campus Apodi promoveu Dia de Campo abordando o tema “Estratégias de convivência com o semiárido”. O momento foi realizado na sede da Colônia dos Pescadores Z53, na comunidade do Sítio Morcego, zona rural de Campo Grande/RN, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, SEBRAE, EMATER, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e AGN.
A programação contou com a com a participação de mais de 100 pessoas, sendo apresentadas as seguintes palestras:

• Potencial da palma forrageira para o semiárido
  • Capins adaptados ao semiárido
  • Pulgão no sorgo: tem como evitar?
  • Uso do Neem (Nim) para o combate de parasitas externos em ruminantes
  • Cuidados com a saúde da glândula mamária de ruminantes

O evento foi organizado pelos alunos da turma do 3º ano de Agropecuária vespertino, tendo em vista conclusão da disciplina Projeto Integrador, orientada pelos professores Felipe Barreto e Renato Cunha.

Dia de Campo “Severiano Mel: Valorização da apicultura em Severiano Melo”, no município de Severiano Melo/RN

WhatsApp_Image_2023-07-28_at_09.56.22-19695ee1aea0417f95ca86de63b4aad7

No dia 27 de julho, o IFRN/Campus Apodi promoveu Dia de Campo abordando o tema “Severiano Mel: Valorização da apicultura em Severiano Melo”. O momento foi realizado na Escola Municipal Ricardo Sérgio de Lucena Melo, no município de Severiano Melo/RN, em parceria com a Prefeitura Municipal, Agrosmel e SEBRAE.
A programação contou com 5 estações, cada uma abordando temas extremamente relevantes e de interesse dos apicultores ou pessoas interessadas em iniciar na atividade. As temáticas, desenvolvidas e ministradas pelos alunos e tutores externos, destacamos a seguir:
• A abelha não produz só mel
• Alimentação artificial
• Substituição da abelha rainha
• Combate aos inimigos naturais no apiário
• Boas práticas na colheita e beneficiamento do mel.
O evento foi organizado pelos alunos da turma do 3º ano de Agropecuária matutino, tendo em vista conclusão da disciplina Projeto Integrador, orientada pelos professores Felipe Barreto e Renato Cunha.

severiano
dia de Campo