Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

MODELAGEM PARAMÉTRICA IFC PARA REPOSITÓRIO BIM DO IFRN

Concluído

Este projeto é parte integrante de um macro-projeto iniciado em 2011 no IFRN e hoje materializado pelo projeto 'BIM Framework Acadêmico', do Campus Natal Central, DIACON, onde se canalizam esforços para a implantação da Building Information Modeling, ou BIM, nos currículos de Construção Civil dos Institutos Federais Brasileiros, como forma de atender a uma nova demanda que surgiu no momento atual do mercado de trabalho.

O projeto 'MODELAGEM PARAMÉTRICA IFC PARA REPOSITÓRIO BIM DO IFRN' trata do aperfeiçoamento de um repositório de modelos paramétricos BIM, cujos componentes anteriormente modelados apenas para Autodesk Revit, agora estarão disponíveis gratuitamente na internet, também no formato de intercâmbio IFC, utilizado para colaboração entre softwares BIM de diferentes fabricantes, como Autodesk, Bentley, Tekla, Graphisoft, etc.

A pesquisa está sendo desenvolvida em laboratório computacional do Núcleo de Pesquisa em BIM (NP-BIM), situado no prédio do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do Campus Natal Central do IFRN.

Ressalta-se que a consolidação de um repositório de modelos na internet é um critério a ser atingido para a implantação definitiva do BIM no IFRN. Esse pressuposto baseia-se em exaustiva revisão bibliográfica da literatura científica, relacionada ao tema da implantação do BIM em instituições de ensino, quando se afirma a necessidade da conexão de um 'site concentrador da aprendizagem BIM' com o coração do 'BIM Framework Acadêmico colaborativo'.

Projeto importado do Suap em 13/08/2026 às 03:11 (há 20 horas, 36 minutos)