O turismo é um consumidor intensivo de território, e portanto deve-se planejar seu desenvolvimento numa ótica que aponte claramente: quais objetivos econômicos se deseja alcançar, quais espaços devem ser protegidos e qual a identidade que será adquirida ou fortalecida (DIAS, 2008).
O patrimônio natural e cultural está integrado ao território e, portanto, qualquer iniciativa de desenvolvimento deve contemplar utilização racional dos recursos dentro de uma perspectiva de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Considerando o uso do espaço, o planejamento constitui numa técnica de uso imprescindível pelas administrações públicas municipais que apostam no desenvolvimento do turismo.
E considerando o planejamento turístico quando totalmente voltado para a sustentabilidade, ele pode minimizar impactos potencialmente negativos, maximizar retornos econômicos nos destinos e, dessa forma, estimular uma resposta mais positiva por parte da comunidade hospedeira em relação ao turismo de longo prazo (DIAS, 2008).
A falta de planejamento adequado na utilização dos recursos naturais de uma destinação turística poderá acarretar, a médio prazo, no esgotamento destes recursos, que, na maioria dos casos, são irrecuperáveis, inviabilizando a comercialização e, consequentemente, acarretando o abandono do local por parte da demanda. Nesse contexto, este projeto visa realizar o plano municipal de turismo de Canguaretama/RN, por acreditar que este pode conribuir para o desenvolvimento local de forma ordenada e sustentável.
Vale ressaltar que o presente projeto foi aprovado pelo Edital Nº04 - PROPI/IFRN e, surgiu a necessidade de dar continuidade ao mesmo, prolongando-o até o final do ano de 2015. Portanto, nesta nova fase não possui recursos financeiros disponíveis.
Projeto importado do Suap em 14/07/2026 às 03:11 (há 11 horas, 34 minutos)