JIF - Logo_Site Jogos dos Institutos Federais 2023

Regulamentos

Publicada em 19 de Setembro de 2023 às 16:26 Atualizada em 21 de Setembro de 2023 às 17:01

Os Jogos das Instituições Federais são uma promoção do Governo Federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec). Seu regulamento, com base nos princípios das diretrizes educacionais, visa normatizar o desenvolvimento e realização das etapas, de forma harmônica e disciplinada na Rede Federal.

Para as etapas regionais será utilizado o regulamento abaixo, podendo ser realizadas adaptações, de acordo com a necessidade de cada região.

Os Jogos estão alicerçados na Política Federal de Educação e se baseiam nos seguintes princípios:

• Democracia, assegurando a cada estudante acesso à prática esportiva;
  • Conhecimento, propiciando a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa.
  • Educação, atuando de forma integral, considerando habilidades e capacidades, valores socioculturais, aspectos afetivos e cognitivos de educandas e educandos.
  • Respeito à cidadania, estimulando o entendimento e aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e a valorização do companheirismo.
  • Humanização, proporcionando a cada estudante vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças, provocado pelo lúdico esportivo e valorizando-o como sujeito de toda ação.