IF MAIS EMPREENDEDOR

Seleção de empresas para participação no programa IF Mais Empreendedor

Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais podem participar

Publicada em 04/05/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Prazo de inscrição até 14 de maio de 2021.

Foi lançado esta semana o Programa IF Mais Empreendedor Nacional, aprovado no Edital 05/2021-FADEMA/IFSULDEMINAS. No âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a seleção será realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), através do Edital 11/2021-PROPI/IFRN.

O Programa

O Programa IF Mais Empreendedor consiste em desenvolver projetos de extensionismo tecnológico em áreas estratégicas fundamentais para ajudar empresas afetadas negativamente pela pandemia de Covid-19 a reestruturar seus negócios, visando melhorar as atividades empresariais em tempos de crise.

De acordo com o Edital 11/2021, serão executados 7 projetos com as seguintes áreas estratégicas:

1. Planejamento Estratégico - Incubadora Tecnológica de Mossoró (ITMO);
2. Modelo de Negócio:
Gestão financeira - Incubadora Tecnológica do Seridó (ITSeridó);
3. Modelo de Negócio:
Novos produtos e/ou serviços - Incubadora Tecnológica de Macau (ITMC);
4.
Plano de Marketing - Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC);
5. Soluções Digitais - Incubadora Tecnológica Zona Norte (ITZN);
6. Gestão da Inovação - Incubadora Tecnológica TREVO (TREVO);
7. Identidade Visual - Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (ITCART).

Gestão da Inovação

A proposta enviada pela Incubadora Trevo, do Campus São Gonçalo do Amarante, foi: Protagonismo de pequenas empresas por meio da Gestão da Inovação, que visa possibilitar a implementação de propostas inovadoras em Micro e Pequenas Empresas (MPE) e aos Empreendedores Individuais (EI), da região metropolitana de Natal/RN, que tiveram seus negócios afetados negativamente pela Pandemia da COVID-19.

O objetivo principal do projeto gerido pela TREVO é a interação com o setor produtivo, especialmente, com o atendimento a MPE's e EI's e articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APL's), além do desenvolvimento de ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a MPE's e aos EI's, com o intuito de promover a remodelagem dos negócios com vistas a nova realidade do mercado atual. Tudo isso visa estimular a aproximação entre as instituições da Rede Federal e o setor produtivo, por meio da articulação estruturada de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Seleção: 5 empresas de São Gonçalo e/ou Grande Natal.
7 etapas: Adesão das empresas ao projeto; Diagnóstico Empresarial; Diagnóstico do grau de inovação da empresa; Levantamento de oportunidades de inovação; Elaboração de proposta de inovação; Implementação da proposta de inovação; Verificação da implementação da proposta.
Duração do projeto: 6 meses
Bolsistas: 6 alunos(as)
Coordenadora: Professora Marcella Assunção

Importante

Para se inscrever no Edital, é preciso ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo como micro ou pequena empresa, ou mesmo ser empreendedor individual e atuar na região de abrangência do IFRN.

Período/DataDescrição das atividades
03 a 14/05/2021Inscrição das empresas