Projeto sobre sexualidade oferece bolsas para alunos

São duas vagas para discentes a partir do segundo ano

Publicada em 04/06/2014 Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão “Sexualidade e educação: construindo ações de intervenção no universo escolar do município de São Gonçalo do Amarante/RN” está abrindo seleção para preenchimento de duas bolsas para alunos do segundo ano de curso em diante e que tenham previsão mínima de conclusão a partir de 2014.2. As atividades consistem em auxiliar a coordenação do projeto nas ações inerentes à inciativa (ler resumo abaixo) que serão realizadas ao longo de sete meses.

O valor mensal da bolsa é de R$ 260,00 e as inscrições podem ser feitas nesta quinta e sexta (05 e 06), durante o dia (8h às 12h) e à tarde (14h às 17h), no Setor de Saúde. As entrevistas ocorrerão na segunda-feira (09), limitando-se aos 10 primeiros candidatos inscritos para cada turno, totalizando 20 entrevistados divididos igualmente nos turnos matutino e vespertino.

Resumo do Projeto:

A orientação sexual como um tema transversal nas escolas foi recentemente regulamentado pelo Ministério da Educação através dos Parâmetros Curriculares Nacionais pela necessidade de abordagem dessa temática. A sexualidade deve ser considerada inerente à vida e à saúde, seu exercício responsável, englobando as relações de gênero e respeito entre as pessoas, diversidade de crenças, valores e expressão cultural. O projeto de extensão em sexualidade tem como objetivo transmitir, de forma educativa, informações sobre a sexualidade aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN ajudando a esses alunos a terem uma visão positiva da sexualidade, desenvolvendo uma comunicação clara nas relações interpessoais, compreendendo o seu comportamento e o do outro e tomando decisões responsáveis a respeito de sua vida sexual, agora e no futuro. A metodologia empregada será a partir da interação entre os mesmos em momentos lúdicos e por meio de metodologias ativas, onde os encontros serão divididos por temática (sexualidade, adolescência e puberdade, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e métodos contraceptivos) em cada encontro, além de um conteúdo teórico utilizará dinâmicas e metodologias ativas, visando ao envolvimento dos alunos e finalizando com uma dinâmica de "mitos e verdades" com o objetivo de revisar alguns assuntos e fixar os já aprendidos. A realização do projeto de educação sexual proporcionará a valorização das experiências, a consciência sobre as dúvidas dos adolescentes e permitirá o aprendizado do trabalho com crianças e jovens beneficiando a todos os envolvidos. O projeto de extensão em educação sexual possibilitará aos alunos várias oportunidades de ver, rever, discutir e tornar a discutir temas, pois educar sexualmente é um processo formativo e sistemático e contribuirá para que os alunos possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade.

extensao