Projeto de Extensão

Projeto de extensão proporciona uma melhor qualidade de vida a idosos de São Gonçalo do Amarante

O retorno das atividades aconteceu no dia 02 de junho com a renovação de matrículas e conta com 120 participantes.

Publicada em 19/07/2022 Atualizada há 1 ano

Por Juliana Lima, estagiária da COCSEV - SGA

O projeto de extensão “Vivência em práticas corporais ao longo da vida”, que existe desde 2017, mas ficou sem funcionamento entre 2020 e 2021 devido à pandemia do novo Coronavírus, retornou suas atividades práticas e teóricas no dia 16 de junho.

A iniciativa proporciona momentos de convivência social, laços de afetividade, promoção, proteção e recuperação da saúde, com o intuito de oferecer uma intervenção pedagógica que leve os idosos a uma melhor qualidade de vida. Além das práticas corporais que contribuem para prevenção e manutenção da capacidade funcional dessas pessoas, o projeto oferece palestras, seminários e eventos que favoreçam a participação ativa no contexto social em que vivem.

Inicialmente, o projeto conta com a participação de 120 pessoas, caracterizadas como moradores da comunidade de São Gonçalo do Amarante, na maioria idosos de baixa renda e grande parte são portadores de doenças crônicas degenerativas. O grupo é organizado em quatro turmas (cada uma composta por 30 alunos), e as práticas são desenvolvidas de segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 8h da manhã.

Sob a coordenação de uma professora de Educação Física, o desenvolvimento das atividades acontecem por meio de ações que envolvem alunos, professores, enfermeiros, médico e comunidade em geral. As aulas são pautadas por momentos teóricos e práticos com atividades de hidroginástica, ginástica funcional, caminhadas, jogos lúdicos, natação e dança. Também são realizadas reuniões semanais para determinação das metas a serem atingidas por períodos predeterminados e levantamento de material bibliográfico e normativo que servirá de base para a concepção técnico teórica e planejamento das atividades a serem realizadas.

extensao