Professoras do IFRN são destaque na Revista Na Ponta do Lápis

Docentes dos campi São Gonçalo do Amarante e Natal - Zona Leste foram reconhecidas por sua atuação na Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicada em 29/04/2022 Atualizada há 12 meses

Colaboração entre as educadoras possibilitou premiação de estudantes do Instituto na 7ª edição da OLP.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) mantém seu compromisso com a Educação e é reconhecido por suas atividades de alta performance. A Revista Na Ponta do Lápis, publicação nacional de referência em educação, em sua 38° edição, destacou ações de diversos docentes brasileiros. Entre os destaques, estão as professoras Mylenna Vieira Cacho e Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques, dos campi São Gonçalo do Amarante e Natal - Zona Leste, respectivamente.

A Edição de número 38 do periódico, que buscou apresentar um pouco da história da educação pública, foi produzida através de relatos e textos de professoras e professores que atuam diretamente no âmbito educacional público.

Com fragmentos dos vinte Relatos de Prática vencedores da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) foi feita a seleção do relato escrito por Mylenna Vieira Cacho, no qual trabalhou o gênero Documentário. Em seu relato, a servidora conta que apresentou documentários em sala de aula, e os estudantes identificaram-se com o que assistiram. A partir disso, Mylenna percebeu que “precisava continuar abordando narrativas próximas da realidade dos estudantes”.

A servidora do Campus São Gonçalo do Amarante acredita que o destaque não foi apenas dela, mas também de todos os personagens envolvidos. “Sinto-me com a sensação de que a experiência não foi só minha”, conta. “Há muitos sujeitos protagonistas nesse processo e todos foram tocados de alguma forma”, completa.

“Lutar por educação e justiça social é um imperativo ético e existencial para mim”, comenta Ivoneide Marques, externando sua dedicação ao ensino. A docente, que é professora formadora pela Rede de Ancoragem da Olimpíada desde 2008, revela, ainda, que não consegue descrever a felicidade de ver estudantes do Instituto sendo vitoriosos na competição.

Ivoneide coordenou a Comissão Avaliadora dos Relatos de Prática dos educadores que trabalharam o gênero Artigo de Opinião ao longo da 7ª edição da Olimpíada. A professora afirma ter “imenso orgulho de fazer parte da história do IFRN”, além de dedicar seu tempo ao trabalho para “honrar o nome da nossa instituição”.

Acesse:

Revista Na Ponta do Lápis - Edição n° 38