Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exposição

Campus SGA realiza exposição Na Cantada do Cordel IV

A exposição Na Cantada do Cordel IV, que será realizada no próximo dia 17 de fevereiro, às 8h, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa e Literatura, Milson Santos.

Publicada em 16/02/2016 Atualizada há 1 ano

A exposição Na Cantada  do Cordel IV, que será realizada no próximo dia 17 de fevereiro, é uma iniciativa do professor de Língua Portuguesa e Literatura,  Milson Santos, que desenvolveu, com sua  turma de 1º ano do curso técnico integrado em Informática, o projeto Cordel no Campus .

Os objetivos do projeto são, entre outros, estudar o gênero textual cordel, na sala de aula, em sua dimensão discursiva e linguístico-textual, com foco no incentivo à leitura e à produção textual, além de contribuir para o resgate e a manutenção da literatura de cordel, um dos expoentes da nossa cultura popular.

Durante o primeiro bimestre letivo, foram realizadas diversas atividades, inclusive uma visita à Casa do Cordel (Natal-RN), que é parceira do Campus nesse evento. Segundo o professor, nortearam sua prática, entre outros,  os trabalhos de Lopes-Rossi (2003), desenvolvidos com projetos pedagógicos e módulos didáticos, que preveem, pelo menos, três etapas: leitura e conhecimento do gênero; produção escrita; divulgação ao público.

E é essa terceira etapa do projeto – divulgação ao público – que ocorrerá agora nos próximos dias. Serão mais de 20 títulos de cordéis produzidos pelos alunos. Há folhetos com temáticas para todos os gostos: do tom mais sério-reflexivo -  como Maioridade Penal: nessa peleja você decide o final - , ao mais divertido, como A peleja do pastor com o boyola, por exemplo.

“Trata-se de divulgar a produção de nossos alunos, a fim de valorizar o seu trabalho, além de cumprir uma etapa do projeto, que é exatamente fazer o texto do aluno circular, alcançando um público leitor mais amplo” – destaca o professor.  Além da exposição no Campus São Gonçalo, alguns exemplares estarão à disposição do público na Casa do Cordel (em Natal-RN). 

Programação

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas