Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEABI

Campus São Gonçalo realiza o II Novembro Negro

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas prepara programação com rodas de conversa e mostra de virtual arte

Publicada em 18/11/2021 Atualizada há 1 ano

Alunos, servidores e egressos são convidados a exibir sua arte na Gira Mundo Mostra Virtual

Na Semana da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Sistêmico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN) realiza a segunda edição do Novembro Negro Sistêmico. Este ano, o evento apresenta o tema “Giras e encruzilhadas epistemológicas: Descarrego dos olhares coloniais e fortalecimento das negritudes”.

O Novembro Negro Sistêmico é elaborado em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695. Para o coordenador do Neabi Sistêmico, professor Gilson Rodrigues, o evento é “um marco da conquista do movimento negro”.

Como explica Rodrigues, a ação tem o objetivo de dar visibilidade às pautas das populações negras e quilombolas, além de atuar como “uma vitrine para que servidores e servidoras, alunas e alunos e a sociedade como um todo entendam que existe uma diversidade de temáticas que perpassam as questões ético-raciais e que precisam ser visibilizadas cotidianamente”.

O professor explica a escolha do tema para a edição 2021 do Novembro Negro Sistêmico: “Giras são espaços circulares, onde, geralmente, praticantes de religiões de matriz africana dançam para chamar as entidades. As giras também estão presentes em espaços indígenas. Nesses espaços, todos veem a todos”. Rodrigues segue explicando que encruzilhadas são lugares de encontros e conflitos. “Pensar essas encruzilhadas relacionadas às giras tem a ver com outras perspectivas epistemológicas que geralmente são marginalizadas ou invisibilizadas por meio de um processo que chamamos de epistemicídio ou racismo epistêmico”.

Vozes das Encruzilhadas

Dentro Novembro Negro Sistêmico, na próxima sexta-feira, 19 de novembro de 2021, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus São Gonçalo do Amarante (Neabi/SGA), em parceria com o Núcleo de Arte (Nuarte/SGA) e o Grêmio Estudantil Sérvulo Teixeira, dará início à sua programação local, com o tema “Vozes das Encruzilhadas”. A coordenadora do Núcleo, professora Candice Azevedo, fala que "o evento é fruto da necessidade de um trabalho de desconstrução epistemológica como forma de afirmação das negritudes, abordando identidade, cidadania e educação antirracista".

O evento, cujas inscrições estão abertas, acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro e será transmitido pelo canal do YouTube do Campus São Gonçalo do Amarante., com exceção das atividades "Gira Vozes", que acontecerá via plataforma Google Meet. A Mesa de Abertura do evento contará com a presença da Diretora-Geral e da Coordenadora do Neabi do Campus São Gonçalo do Amarante.

Gira Mundo Mostra Virtual

Encerrando a programação do Novembro Negro: Vozes das Encruzilhadas, o Núcleo de Arte do Campus São Gonçalo Do Amarante (Nuarte/SGA) exibirá a "Gira Mundo Mostra Virtual". A atividade consiste numa exposição em formato remoto que reunirá manifestações artísticas de alunos, servidores e/ou egressos do Campus.

As inscrições para a mostra estão abertas na plataforma Suap, nas categorias: Desenho artístico; Pintura (lápis de cor, pintura em tela, pintura digital); Gravura; Fotografia; Audiovisual (música, poesia, dança). Os trabalhos, por sua vez, serão submetidos (upload dos arquivos) gratuitamente através de inscrição via formulário eletrônico, das 8h do dia 12/11/2021 até às 18h do dia 18/11/2021. Os trabalhos devem ter relação direta com o tema da Negritude. Não podem ter conteúdo impróprio, como apologia ao racismo, homofobia ou qualquer tipo de discriminação.

Veja os critérios para aprovação em cada categoria:

  • Desenho Artístico: o desenho deve ser em preto e branco. Deve conter a assinatura visível do(a) participante, dimensões e título. Caso seja releitura, fazer menção à autoria original no ato da inscrição do formulário.
  • Pintura: a pintura pode ser com diversos suportes, tais como lápis de cor, cera, hidrográficos, pintura em tela, pintura digital, etc. Deve conter assinatura visível do(a) participante. Caso seja releitura, fazer menção à autoria original no ato da inscrição do formulário.
  • Gravura: a gravura pode ser monocromática ou colorida. Deve conter assinatura visível do(a) participante. Caso seja releitura, fazer menção à autoria original no ato da inscrição do formulário.
  • Fotografia: a fotografia pode ser preto e branco ou colorida. Deve ser submetida numa resolução de no mínimo 300 dpi.
  • Audiovisual: o trabalho audiovisual do(a) participante pode ser vídeo com declamação de poesia, apresentação musical, teatral ou dança. O vídeo deve ter uma duração de no máximo 3 minutos. Caso a peça, música, poesia ou tema da apresentação não seja originalmente composta pelo participante, tal autoria deve ser descrita no ato da inscrição do formulário.
IMPORTANTE:
  1. A submissão do trabalho artístico do participante autoriza automaticamente o direito da equipe organizadora na utilização das imagens para fins de divulgação, tanto no site como nas redes sociais do NUARTE/SGA.
  2. Cada participante pode inscrever no máximo até três trabalhos.
  3. Os casos omissos não especificados nos critérios acima podem ser esclarecidos através do e-mail nuarte.sga@ifrn.edu.br. Também pode ser enviada mensagem via direct para o Instagram do Nuarte: @nuarte_sga

A exposição dos trabalhos enviados acontecerá no site e perfil Instagram do Nuarte, nos dias 19 e 20 de novembro.

Programação

19 de novembro
Atividades
8h30 - 9hAbertura do evento: Vozes das encruzilhadas
Marilac de Castro (Diretora-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante)
Candce Azevedo (Coordenadora do Núcleo NEABI/SGA)
9h - 10hGira 1: Arte e resistência das negritudes
Convidado: Jorge Borges (artista plástico)
Mediação: Prof. João Damasceno (NUARTE/SGA)
10h20 - 12hGiradoc: Encruzilhando linguagens  (parceria NEABI/SGA e NEABI/SPP)
- Exibição do vídeo documentário “Noite dos tambores”
- Roda de Conversa:
Convidado: Diogo Moreno (antropólogo e diretor do documentário)
Convidado: Laelson Marques (Herdeiros de Zumbi)
Convidado: Kleber Moreira (Nação Zamberacatu)
Convidado: Danúbio Gomes (Grupo artístico-pedagógico Pau e Lata)
Mediação: Priscila Gomes (IFRN - Campus São Paulo do Potengi)
14h - 15h30Gira 2: Contracolonize-se!
Convidada: Clarissa Marques (UPE - Direito)
Convidado: Rogério Mendes Coelho (UFPE - Letras)
Convidado: Gilson José Rodrigues Júnior (Coordenador Geral NEABI/IFRN)
Mediação: Candice Azevedo (Coordenadora NEABI/SGA)
16h - 17h30Gira Vozes 1: Os pés que nos antecedem: a poesia no resgate da memória
(Google Meet)

Mediação: Fabiane Marques (graduanda de Letras - UFRN)
Organização: Profª Diana Mendonça e Aurizete de Macedo (IFRN/SGA)

Gira Vozes 2: Cultura afro-brasileira na escola: uma prática antirracista
(Google Meet)
Mediação: Gláucio Teixeira (Mestre do Congos de Combate)
Organização: Prof. Thiago Jefferson de Araújo (IFRN/SGA)
18h - 19h30Gira Consciência: Políticas de reparação na educação: porque a vida e o futuro dos negros importam para todos, todas e todes
Convidada: Juliana Teixeira Souza (UFRN)
Mediação: Prof. Jefferson Pereira (IFRN/SGA)

20 de novembro
Atividades
9h - 10h20Gira 3 : A mulher negra latino-americana nas ciências exatas: pesquisa, cidadania e identidade
Convidada: Eunice Palmeira da Silva (Drª em Ciências da Computação e Pró-reitora de Pesquisa/IFAL)
Mediação: Profª Janaína Capistrano (IFRN/SGA)
10h30 - 11h30
Encerramento: Gira Mundo Mostra Virtual
Participantes: NUARTEMostra audiovisual (música, poesia e cena) - Site e Instagram do NUARTE
Mostra de Artes Plásticas (desenho e pintura) - site e Instagram do NUARTE

Acesse

Canal do YouTube Campus São Gonçalo do Amarante

Novembro Negro – inscrições

Gira Mundo Mostra Virtual – inscrições

Formulário para envio das artes

Site do Nuarte/SGA

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas