Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEMANA PEDAGÓGICA

Campus São Gonçalo do Amarante realiza 3º Tour Pedagógico

O município de Extremoz foi o contemplado da edição de 2022

Publicada em 03/05/2022 Atualizada há 1 ano

Servidores visitam as ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, em Extremoz, em excursão dentro da Semana Pedagógica.

O “Tour Pedagógico” já faz parte do calendário da semana pedagógica do Campus São Gonçalo do Amarante. A primeira edição foi em 2014, e aconteceu no próprio município em que o Campus está localizado. Em 2020 foi ao município de Macaíba e na edição deste ano, a visita foi ao município de Extremoz.

Cerca de 38 servidores participaram da atividade que aconteceu na última quarta-feira (27), com saída do Campus às 8h da manhã. A primeira parada foi no “Ateliê Seu Linhares”, que fica em São Gonçalo do Amarante e chama atenção pelas esculturas, em sua maioria, de animais. Os servidores puderam ter contato mais próximo com essas obras e conversar com o artesão Manoel Linhares.

Já em Extremoz, todos conheceram a sede da Fundação de Cultura Aldeia do Guajiru, localizada ao lado das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, que é um dos principais pontos turísticos e conta a história do início do município. Ali é possível ouvir as lendas urbanas contadas por moradores de como a igreja foi destruída. A mais famosa delas conta que a destruição ocorreu por que havia muito ouro nas paredes da igreja. Com isso, as pessoas começaram a demolir o templo à procura desse tesouro escondido, porém o rico minério nunca foi encontrado.

Ainda nas cercanias das ruínas, os servidores conheceram a “Casa do Grude”. A iguaria culinária é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Norte, e se tornou patrimônio cultural imaterial em maio do ano passado (2021), pela lei 10.903, sancionada pela governadora Fátima Bezerra. O grude é feito com goma de mandioca e coco ralado, e traz em si a herança indígena potiguar, como registrado na literatura por Luís da Câmara Cascudo, e se tornou um dos símbolos da gastronomia norte-riograndense.

De volta a São Gonçalo do Amarante, a última parada foi no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos. Os servidores foram recepcionados pela coordenadora pedagógica e pelo diretor do centro educacional, professora Rosenae Idalino da Silva e Edson Caio da Silva, respectivamente. Na ocasião, foi explanado sobre o funcionamento da no dia a dia da instituição de tempo integral, cujos cursos têm duração de 3 anos.

O coordenador de Extensão do Campus São Gonçalo do Amarante e idealizador do tour pedagógico, Fernando Freire, avalia como sendo “um sucesso” a realização da atividade. Para ele, a importância desse momento é fazer que os servidores conheçam parte da cultura dos municípios próximos ao seu local de trabalho, de onde vem a maioria dos alunos matriculados no Campus.

“A atividade pedagógica visa essa troca de experiência e essa vivência dos professores e equipe técnica com a região, para que eles possam conhecer mais as atividades culturais, sociais e econômicas dessas cidades. Dentro da programação da semana pedagógica, é importante inserir os servidores no contexto socioeconômico de São Gonçalo e região”, complementa o coordenador.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas