Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Qualidade de Vida

Qualidade de vida no trabalho volta ações para educação preventiva

Alongamentos marcam as manhãs dos que trabalham no Instituto do Território do Potengi

Publicada em 17/05/2016 Atualizada há 1 ano

Servidores reuném-se na área de vivência

“Pedra que não rola, cria limo”

 

A sabedoria popular há muito que estimula o homem a melhorar e evoluir, sensibilizando-o a cuidar de si e do mundo. “Entrelaçando projetos de vida: Qualidade de Vida no Trabalho” é o título do projeto que, pelo terceiro ano consecutivo, busca estimular a atividade física e o bem-estar dos terceirizados, técnicos, docentes, bolsistas e estagiários que desempenham suas atividades no Campus São Paulo do Potengi do IFRN.

Iniciativas como a prática de Ginástica Laboral têm sido implementadas como medidas que minimizem dores musculares, a fadiga por má postura, responsáveis por queda no rendimento, lesões como chamadas "doenças do trabalho" (LER - Lesões por Esforços Repetitivos e DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho) o que pode levar até mesmo ao afastamento das atividades do trabalhador.

Ginástica laboral é a prática voluntária de atividade física que, realizada no próprio local de trabalho, visa melhorar a condição física do trabalhador. Com objetivo de fortalecer musculaturas exigidas durante a jornada diária de trabalho, o que a Ginástica laboral faz é tentar prevenir problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para os órgãos empregadores. Outro benefício dessa atividade é a promoção do bem-estar e a melhora nas relações interpessoais.

Realizada nas manhãs (das 7h30 às 8h) de terça, quinta e sexta, as aulas práticas de Ginástica Laboral são ministradas por Pablo Wilker, estagiário da QVT, sob orientação das professoras Ivanilda e Ligiane, docentes de Educação Física no IF/SPP.

 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas