Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Paulo do Potengi / Notícias / Campus realiza evento para observação de cometa
Astronomia

Campus realiza evento para observação de cometa

24/01/2023 - Atividade será aberta ao público

Campus realiza evento para observação de cometa

Atividade faz parte do projeto “Observações Astronômicas”

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN, através do projeto “Observações Astronômicas” realizará evento para observação astronômica do cometa C2022E3. A atividade será aberta ao público e acontece no dia 1º de fevereiro de 2023, a partir das 17h. O projeto tem como objetivo implantar observações permanentes durante as noites de 2023. 

Além da observação do cometa, o evento também rerá uma palestra com o tema "Cometa: o que são e qual a sua importância", com o professor Leonardo Andrade de Almeida, da Escola de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN).  A palestra faz parte do projeto Caravana Espacial.

Cometa C2022E3 

O Cometa C/2022 E3 (ZFT) foi descoberto em março de 2022 pela Zwicky Transient Facility, uma parceria público-privada que visa um estudo sistemático do céu noturno óptico. Ele está passando pela Terra pela primeira vez em 50.000 mil anos e não é visto desde a época dos neandertais. Em torno de 1º de fevereiro de 2023 será possível observar o cometa com mais facilidade. No dia 4 de fevereiro, terá uma melhor altura de observação (na direção Norte e abaixo da estrela Capela). Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade.

Ações do documento

Página em carregamento