Extensão
Alunas do Programa Mulheres Mil criam luminárias sustentáveis
Com o uso de materiais recicláveis e alternativos, produção poderá se tornar fonte de renda para famílias
Publicada em 27/12/2019 ― Atualizada há 1 ano, 9 meses
Alunas do Curso de Introdução à Informática do Campus São Paulo do Potengi (SPP) produziram luminárias fabricadas a partir de materiais reciclados e de baixo custo. A ideia surgiu durante as aulas do módulo de instalações elétricas, mediada pelo professor Edson Martins, que propôs a criação de produtos de baixo custo, personalizados e que apresentassem um valor agregado a ser negociado, com potencial para se tornar fonte de renda.
“Para produzir as luminárias, utilizamos materiais que já existiam no próprio campus. A reciclagem e o reuso de materiais fomentam o compromisso com a responsabilidade social. Por outro lado, a união da técnica, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e a criatividade, proporcionaram resultados surpreendentes, sendo uma ótima oportunidade para quem quiser levar o projeto adiante”, afirma.
A professora Cristina Bispo, coordenadora do Programa Mulheres Mil no Campus SPP, por sua vez, afirma que todo aprendizado é de extrema importância para que as alunas se sintam inseridas no mercado de trabalho. “O principal objetivo do projeto é o empoderamento dessas mulheres. Estar em uma sala de aula pode significar uma nova oportunidade para que elas possam se sentir capacitadas. A produção de luminárias ou qualquer outro produto que possa surgir é um exemplo disso”, declara.
Durante o módulo de instalações elétricas as alunas aprendem desde como entender ligações simples existentes em uma residência, os riscos ao trabalhar com energia até a execução de pequenos reparos em tomadas e pontos de luz. Após o sucesso com a turma do Programa Mulheres Mil, a iniciativa de produzir luminárias também foi implementada na disciplina de instalações elétricas do Curso Técnico Edificações do campus, nas modalidades integrada e subsequente.
Programa Mulheres Mil
O Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.
- Palavras-chave:
- extensao