Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oeste

Secitex 2019 acontece na Estação das Artes de Mossoró

Parceria com a prefeitura leva o principal evento do IFRN para o Corredor da Cultura

Publicada em 04/04/2019 Atualizada há 1 ano

Equipes do Campus Mossoró e dos Comitês de Pesquina e Inovação, Extensão e Comunicação Social do IFRN em frente ao Teatro Dix-Huit Rosado, onde será realizada a Mostra Coletiva de Artes

A V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) tem local e data definidos: o maior evento científico e cultural do Instituto acontece de 16 a 18 de outubro, na Estação das Artes, em Mossoró. De caráter itinerante, o evento é realizado neste ano pelo Campus Mossoró. Com uma programação variada, leva delegações dos 21 campi do Instituto para a cidade do Alto Oeste Potiguar. 

Nesta terça-feira (3), equipes do Campus Mossoró e dos comitês de Pesquisa, Extensão e Comunicação do IFRN visitaram os espaços. "A expectativa é que seja um grande evento, na dimensão do que o estado e a cidade merecem. Para isso, estamos trabalhando desde o início do ano", explicou o professor Alexandre Lopes, membro da comissão organizadora.

"A Secitex 2019 será realizada no Corredor Cultural da cidade. No espaço aberto, na frente da Estação das Artes, teremos estandes, apresentação de banners e de trabalhos orais, Mostra Tecnológica, mini-cursos, palestras e a V edição da Olimpíada de Robótica do IFRN. No prédio, será disputado o Prêmio de Empreendedorismo Inovador. Já no Teatro Dix-Huit Rosado, teremos a Mostra Coletiva de Arte, com programação teatral, musical e exposições. Toda a infraestrutura e a segurança do local foram cedidas pela Prefeitura de Mossoró", explicou o professor Mailson Carlos, coordenador geral do evento. 

A Estação das Artes Eliseu Ventania é um prédio histórico, onde ficava a antiga estação ferroviária, e abriga os principais eventos da cidade de Mossoró. Em sua última edição, realizada em 2017, no Campus Natal-Central, a Secitex contou com mais de 4 mil inscritos, além do público visitante. Durante os dias de realização, estudantes e servidores de todo estado ocupam a cidade para mostrar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa, extensão, além da mostra artística e as competições de robótica e de empreendedorismo. 

"Mossoró será a capital da ciência e da tecnologia nesse período", explicou a professora Sandra Pontes, também da organização da Secitex 2019. O evento deste ano terá como inovação o lançamento de um aplicativo para o acompanhamento da programação e a avaliação dos trabalhos. Em breve será divulgado o site e o período de submissão de trabalhos.