Acesso à informação
Reunião do Comitê Interno de Governança Institucional do IFRN aborda transparência e integridade
Pauta inclui relatório de maturidade em integridade, relatório da Lei de Acesso à Informação, política de prevenção ao assédio e discriminação e política de governança
Publicada por Jose Nascimento em 02/07/2025 ― Atualizada em 2 de Julho de 2025 às 15:21
O Comitê Interno de Governança Institucional (Cigi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025, reunião ordinária na Sala de Atos da Reitoria. Presidida pelo reitor do Instituto, professor José Arnóbio, a sessão teve como foco a apreciação de documentos e discussão de políticas que visam fortalecer a transparência, a integridade e o ambiente institucional do IFRN.

Entre os temas discutidos, destacam-se a apreciação do relatório anual de monitoramento da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) de 2024, o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, e o resultado da avaliação do Modelo de Maturidade em Integridade Pública; pontos apresentados por Ismael Coutinho, chefe da Unidade de Gestão da Integridade (UGI).
Além disso, a pauta incluiu a apreciação do Relatório da Comissão de Elaboração da Política de Governança e a minuta da Política de Governança do IFRN, apresentados por Rafael Pontes, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes). E, por último, houve à discussão sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, da Discriminação e demais Formas de Violência no IFRN, que contou com a participação do Professor Rocco Antonio Rangel Rosso Nelson e da auditora Ana Santana Batista Farias, representantes indicados pelo do Grupo de Trabalho responsável para apresentar a minuta elaborada.
Governança e Integridade
Para o professor José Arnóbio, que – enquanto reitor – preside o Comitê, "A governança e a integridade são pilares fundamentais para a construção de um IFRN cada vez mais transparente e eficiente. A reunião do Comitê reforça nosso compromisso em aprimorar continuamente os processos e garantir que a gestão pública seja pautada pela ética e pela responsabilidade." Ismael apresentou os relatórios e planos relacionados à transparência e integridade, onde foi possível perceber os desafios que o IFRN tem a superar e os avanços significativos nessas áreas. Segundo ele, cada reunião do Comitê é oportunidade de reafirmar o compromisso da instituição com a integridade e a transparência. “É um trabalho contínuo de aprimoramento dos nossos processos, buscando sempre garantir que o IFRN seja um exemplo de gestão pública, onde a informação é acessível e a conduta ética é a base de todas as nossas ações", declarou.
Assédio e discriminação
A discussão sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, da Discriminação e demais Formas de Violência no IFRN foi um dos pontos altos da reunião. Ana Santana, que tem atuado ativamente na sensibilização sobre o tema e como consultora do grupo de trabalho responsável pela elaboração, destacou a importância de compreender as nuances do assédio para combatê-lo eficazmente. “A expectativa é que a aprovação desta política reforce o compromisso do IFRN com um ambiente de trabalho e estudo seguro e respeitoso para todos. É essencial que a comunidade compreenda as diferentes manifestações do assédio e da discriminação e que saiba que a instituição está comprometida em oferecer mecanismos eficazes de prevenção e apuração”, disse.

Também presente à reunião, o professor Rocco Nelson, que tem trabalhado em documentos relacionados à prevenção de assédio no IFRN, afirmou que "A discussão e a aprovação de políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação são passos cruciais para consolidarmos um ambiente de respeito e segurança em nossa instituição. É fundamental que todos compreendam a importância de combater qualquer forma de violência, promovendo um espaço onde a dignidade e o bem-estar sejam prioridades para estudantes e servidores."
Dentre os encaminhamentos do encontro, fixou-se que a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, da Discriminação e demais Formas de Violência no IFRN seja lançada oficialmente em um evento em agosto, “como forma de marcar esse passo significativo na promoção de um ambiente mais justo e inclusivo no Instituto”, finalizou Arnóbio.
- Palavras-chave:
- Transparência Governança Institucional Integridade