Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação Profissional

Rede Federal publica livro sobre os 10 anos de Extensão

Coletânea de textos será lançada no dia 18 de junho de 2021

Publicada em 16/06/2021 Atualizada há 1 ano

Obra contém 31 relatos , compondo um recorte histórico da reestruturação que deu origem aos Institutos Federais

A Essentia, editora do Instituto Federal Fluminense (IFF), lançará neste mês de junho o livro “10 anos de Extensão na Rede Federal de Educação Profissional". O lançamento, que faz parte das ações comemorativas pelos 15 anos da Editora daquele Instituto, será realizado na sexta-feira, dia 18 de junho, às 17h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube.

“O livro é um registro do desenvolvimento da extensão nos primeiros dez anos de existência da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A obra contém relatos de 31 instituições, compondo um recorte histórico da reestruturação que deu origem aos Institutos Federais, a partir de vários Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas Federais e Escolas Agrotécnicas Federais. Esse período compreendeu a intensiva expansão das Redes Federais, sobretudo para o interior do país, com diversos investimentos significativos em políticas públicas de educação tendo como objetivo a inclusão social por meio da ampliação das oportunidades de acesso à educação profissional e superior para uma grande parcela da sociedade brasileira”, divulgou a Comunicação Social da Reitoria do IFF.

IFRN

Segundo Régia Lopes, professora aposentada do IFRN, a ideia da publicação surgiu em 2018, quando ela propôs ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproext) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) a junção de relatos de atividades e experiências na área. À época, Régia era a pró-reitora de Extensão do IFRN.

“Em uma das últimas reuniões que atuei como integrante do Forproext, fiz a proposição da construção desse livro que sai agora. A ideia era a de que cada Instituto fizesse o seu relato, contando como se fez a Extensão nos primeiros dez anos da Rede. A proposta foi aprovada no Fórum e, junto com o professor Renato [Renato Tannure Rotta de Almeida, do Instituto Federal do Espírito Santo], encaminhamos a publicação, da qual somos, então, os organizadores”, explicou.

Régia ainda acrescentou que o primeiro capítulo da obra traz um histórico do próprio Forproext: “Como buscávamos fazer uma ampla amostra do que a Rede Federal fez nesses últimos 10 anos, convidei o professor Wyllys [Tabosa, reitor do IFRN entre 2016 e 2020], que atuou como coordenador do Fórum de Extensão representando o Conif, para fazer o primeiro capítulo. Ali ele fala sobre como o Fórum se organizou desde o início, quando se instituiu a Rede Federal”. O professor Wyllys foi coordenador-geral do Fórum nos anos de 2011 e 2012 e coordenador da Câmara de Extensão do Conif entre 2018 e 2019.

Propósitos

“As ações de Extensão que foram desenvolvidas nas entidades citadas potencializaram os propósitos fundamentais da Rede Federal no contexto de sua expansão. Um desses propósitos foi a aproximação das instituições com a população, arranjos produtivos e culturais locais, visando não somente escolarizar jovens, mas paralelamente promover, por meio de uma atuação local, o desenvolvimento socioeconômico de todo o país de forma integrada e efetiva, priorizando as pessoas e organizações em situação de vulnerabilidade, abordando questões sociais relevantes e colaborando com a construção de uma nova identidade para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir de sua história centenária”, complementou a equipe de divulgação do evento.

Lançamento

O evento de lançamento do livro, que está recebendo inscrições prévias para participantes, contará com a presença virtual de seus organizadores, docentes Régia Lúcia Lopes, pelo IFRN, e Renato Tannure Rotta de Almeida, pelo IFES, mediação de Vicente de Paulo Santos de Oliveira e participação especial de Juliana Gonçalves Vidigal, ambos docentes do IFF. A edição já está disponível para download.

Com informações do Instituto Federal Fluminense

Acesse

Canal oficial do IFF no YouTube

Inscrições prévias

Download do livro

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas