Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto beneficia 150 famílias
Campus Nova Cruz

Projeto beneficia 150 famílias

01/07/2020 - Foram entregues sabão líquido e em barras, além de frascos de álcool em gel

Projeto beneficia 150 famílias

Os moradores dos bairros Santa Luzia e Projetadas foram beneficiados pela doação

Dando sequência às ações desenvolvidas pelo Campus Nova Cruz no enfrentamento à Covid-19, o “Projeto Saneantes”, que trabalha com a produção de sabão em barra, desinfetante e álcool em gel a partir da reciclagem do óleo vegetal, realizou na última sexta-feira (26), a primeira grande entrega dos itens de limpeza e higiene, beneficiando 150 famílias. 

A doação foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio, numa ação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e atendeu famílias em estado de vulnerabilidade social. Os moradores dos bairros Santa Luzia e Projetadas receberam 175 litros de sabão líquido, 600 barras de sabão e 150 frascos de 100 ml de álcool em gel.

 O projeto

O Projeto Saneantes tem distribuído itens de limpeza e higiene para comunidades carentes de Nova Cruz desde 2018, a partir de um projeto de Extensão proposto pelo professor Djeson Mateus Alves da Costa, que integra a iniciativa do Saneantes. Desde meados de março de 2020, o projeto intensificou sua produção, tendo em vista a prevenção de contágio pela higienização do corpo e de objetos, fundamental para o combate ao novo coronavírus. As ações sociais do projeto tem levado produtos de higiene e limpeza tanto à pessoas em situação de vulnerabilidade social quanto àqueles que estejam na linha de frente ao enfrentamento ao covid-19.

O Projeto do Campus Nova Cruz já beneficiou o Batalhão de Polícia Militar do município, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual, profissionais de saúde ligados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e entidades sociais sem fins lucrativos, além de estudantes do próprio Campus. Ao todo foram produzidos sete mil e 700 barras de sabão, 1,1 mil litros  de sabão líquido e 212 litros de álcool em gel.

Colaboradores 

Utilizando as instalações da mini fábrica de saneantes e os laboratórios existentes no Campus Nova Cruz, técnicos administrativos, estudantes, egressos e voluntários estão envolvidos na produção dos produtos de higienização. Por sua característica emergencial, foi solicitado ao Governo Federal um repasse orçamentário para aquisição de equipamentos e reagentes químicos, aumentando, assim, a capacidade de produção dos saneantes. Além disso, o projeto conta com a contribuição semanal do Restaurante Camarões, por meio da doação de 200 litros de óleo vegetal (óleo de cozinha),principal insumo utilizado na fabricação dos produtos de limpeza distribuído pelo Campus.

Ações do documento

Página em carregamento