Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto beneficia 150 famílias
Campus Nova Cruz

Projeto beneficia 150 famílias

01/07/2020 - Foram entregues sabão líquido e em barras, além de frascos de álcool em gel

Projeto beneficia 150 famílias

Os moradores dos bairros Santa Luzia e Projetadas foram beneficiados pela doação

Dando sequência às ações desenvolvidas pelo Campus Nova Cruz no enfrentamento à Covid-19, o “Projeto Saneantes”, que trabalha com a produção de sabão em barra, desinfetante e álcool em gel a partir da reciclagem do óleo vegetal, realizou na última sexta-feira (26), a primeira grande entrega dos itens de limpeza e higiene, beneficiando 150 famílias.

A doação foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio, numa ação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e atendeu famílias em estado de vulnerabilidade social. Os moradores dos bairros Santa Luzia e Projetadas receberam 175 litros de sabão líquido, 600 barras de sabão e 150 frascos de 100 ml de álcool em gel.

O projeto

O Projeto Saneantes tem distribuído itens de limpeza e higiene para comunidades carentes de Nova Cruz desde 2018, a partir de um projeto de Extensão proposto pelo professor Djeson Mateus Alves da Costa, que integra a iniciativa do Saneantes. Desde meados de março de 2020, o projeto intensificou sua produção, tendo em vista a prevenção de contágio pela higienização do corpo e de objetos, fundamental para o combate ao novo coronavírus. As ações sociais do projeto tem levado produtos de higiene e limpeza tanto à pessoas em situação de vulnerabilidade social quanto àqueles que estejam na linha de frente ao enfrentamento ao covid-19.

O Projeto do Campus Nova Cruz já beneficiou o Batalhão de Polícia Militar do município, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual, profissionais de saúde ligados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e entidades sociais sem fins lucrativos, além de estudantes do próprio Campus. Ao todo foram produzidos sete mil e 700 barras de sabão, 1,1 mil litros  de sabão líquido e 212 litros de álcool em gel.

Colaboradores

Utilizando as instalações da mini fábrica de saneantes e os laboratórios existentes no Campus Nova Cruz, técnicos administrativos, estudantes, egressos e voluntários estão envolvidos na produção dos produtos de higienização. Por sua característica emergencial, foi solicitado ao Governo Federal um repasse orçamentário para aquisição de equipamentos e reagentes químicos, aumentando, assim, a capacidade de produção dos saneantes. Além disso, o projeto conta com a contribuição semanal do Restaurante Camarões, por meio da doação de 200 litros de óleo vegetal (óleo de cozinha),principal insumo utilizado na fabricação dos produtos de limpeza distribuído pelo Campus.